Primeiros Socorros

19/02/2015 02:29 - Atualizado em 04/12/2016 04:39

Saiba como socorrer vítimas de engasgamento

Crianças e gestantes requerem técnicas diferentes para o socorro em caso de engasgamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O que fazer quando alguém sofre um engasgamento? O desespero da vítima em ficar sem ar pode causar pânico tanto nela quanto nas pessoas à volta. Nessas horas, é preciso manter a calma e executar algumas manobras básicas para evitar complicações maiores.

engasgamento

Por que ocorre o engasgamento?

A garganta é uma via de passagem para o ar (pela traqueia) e para a comida (pelo esôfago). Quando um líquido ou algum alimento sólido vai por engano para o sistema respiratório, por conta do fechamento da epiglote, o ar não passa pela traqueia.

A pessoa pode se engasgar até mesmo com a própria saliva.

engasgamentoCaso o engasgamento aconteça, é preciso agir rapidamente. Nas ocasiões em que vítima estiver consciente, porém não conseguir falar, apenas tossir, acontece a chamada obstrução parcial.

Nesse caso, posicione-a de pé e fique atrás dela, mantendo a cabeça da pessoa abaixada. Dê de quatro a seis tapas fortes em suas costas.

Se a vítima continuar engasgada, opte pela manobra de Heimlich.

Fique posicionado de pé atrás da vítima, mais para o lado que para o centro. Ponha a mão fechada com o polegar para dentro e pressione contra o abdômen do engasgado, acima do umbigo e abaixo do limite das costelas.

Agarre seu próprio pulso de maneira firme e faça um rápido puxão para cima.

Repita o procedimento entre seis e dez vezes, da maneira mais rápida possível.

Peça para alguém telefonar para o serviço médico de urgência. Enquanto isso, continue a manobra, caso a via ainda estiver obstruída.

Se a pessoa que sofrer o engasgamento for uma gestante ou alguém obeso, as compressões devem ser feitas no osso esterno, localizado na caixa toráxica.

Como socorrer bebês

O engasgamento é comum na fase de amamentação. Por isso, recomenda-se que os pais dominem a técnica para ajudar o bebê a voltar a respirar.

Para crianças com menos de um ano, o procedimento é virá-la de bruços, com uma pequena inclinação para o chão, e dar cinco tapinhas nas costas.

Caso não tenha ocorrido à desobstrução, vire a criança de costas e coloque dois ou três dedos no abdômen. Faça de quatro a dez compressões e repita o procedimento, caso necessário.

Já os maiores devem ser submetidos à manobra de Heimlich. Abrace seu filho um pouco acima da barriga para expulsar o que estiver obstruindo suas vias respiratórias.

O que não fazer em caso de engasgamento

É preciso diferenciar os tipos de engasgamento e saber quando a manobra é indicada. Não utilize a manobra de Heimlich se a pessoa estiver chorando, falando ou mesmo tossindo. Se ela consegue realizar essas ações significa que ela está respirando. Tranquilizá-la é o melhor procedimento.

Jamais coloque o dedo na garganta para desobstruir a via. Tomar água ou ficar com os braços para cima também não adianta.

Acionar o Samu é fundamental. Cada minuto em que a pessoa fica sem ar pode trazer sequelas irreversíveis e até levá-la ao óbito.

Porém, acima de tudo, fique calmo. Seja rápido, tranquilo e preciso. A vida da pessoa que está com você depende desses cuidados.

Aprendeu como socorrer uma vítima de engasgamento? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
esgasgar
manobra de heimlich
socorro
respiração

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ