Primeiros Socorros

25/11/2014 08:09 - Atualizado em 07/12/2016 06:01

Saiba como socorrer uma vítima de afogamento

Atender caso de afogamento pode exigir respiração boca a boca.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a chegada do verão e o início da temporada no litoral, é preciso redobrar a atenção aos riscos de afogamento. Apesar das campanhas de conscientização anuais, a incidência de acidentes ainda é grande, principalmente entre os mais jovens, que não percebem os riscos da água. É impossível saber quando vamos nos deparar com a necessidade de prestar socorro, mas reunir conhecimento e estar prevenido é essencial para saber como agir e pode fazer a diferença em situações de risco.

O que fazer ao presenciar um caso de afogamento

Esteja atento: quando uma pessoa se afoga, ela dificilmente consegue gritar por socorro. A dificuldade para respirar e o pânico costumam inibir a força da voz. Algumas pessoas imaginam que o afogado irá fazer um estardalhaço, berrando por ajuda, mas essa ideia, talvez construída por filmes e novelas, não corresponde à realidade.

Ao notar uma pessoa se afogando, procure avisar o salva-vidas mais próximo o mais rápido possível. No entanto, se não houver ninguém mais capacitado do que você nas imediações, talvez a tarefa de socorrer a pessoa acabe ficando sob sua responsabilidade. Antes de tudo, é preciso cuidado e cautela para não acabar se afogando junto com o afogado. Não esqueça de chamar o socorro dos bombeiros ou de solicitar para que alguém o faça (193 é o número nacional).

afogamento

Se você não souber nadar muito bem, estiver fora de forma e não for forte o suficiente, são grandes as chances de que complique ainda mais a situação, colocando em risco a própria vida, pois a vítima de afogamento entra em pânico e tende se debater, dificultando o resgate.

O procedimento ideal é utilizar instrumentos específicos para o resgate, como boias e pranchas. Se nada disso estiver acessível, nade até o local e tente pedir calma à vítima. Em seguida, aproxime-se da pessoa por trás, passando um braço por baixo da axila e do queixo da vítima, ajudando-a, dessa forma, a manter a boca e o nariz fora da água. Seu braço mais hábil fica livre para você nadar até a margem. Se você notar que o desespero da vítima pode inviabilizar o salvamento, não hesite em dar um murro na nuca, desacordando-a.

Afogamento pode exigir respiração boca a boca

Ao chegar em terra firme, verifique se a vítima de afogamento está respirando, aproximando o ouvido de sua boca e nariz. Caso contrário, inice a respiração boca-a-boca:

- Desobstrua as vias aéreas, eliminando qualquer obstáculo à passagem de ar

- Afrouxe as roupas, mantenha o pescoço da vítima esticado e deite-a de barriga para cima

- Feche as narinas da pessoa usando os dedos

- Inspire fundo, abra sua boca e coloque-a sobre a boca da vitima

- Sopre o ar com força para que ele chegue aos pulmões

- Retire sua boca, deixando a pessoa expirar. Repita o procedimento com uma frequência de 20 vezes por minuto.

Massagem cardíaca

Se a vítima não apresentar batimentos cardíacos (descubra analisando o pulso ou a jugular), será necessário intercalar a respiração boca a boca com a massagem cardíaca.

- Após duas respirações boca a boca, inicie uma série de 15 massagens cardíacas.

- Ajoelhe-se ao lado da pessoa e, com o peso do corpo, faça compressões curtas e fortes com as palmas das mãos em uma posição três dedos acima do osso externo do peito, comprimindo e aliviando. Coloque uma mão sobre a outra e utilize apenas a palma. A frequência correta é de uma compressão por segundo.

- A cada parada para fazer a respiração boca a boca, cheque se os batimentos voltaram. Não interrompa o procedimento até a chegada do atendimento médico. Cada segundo é importante, por isso, procure adotar os primeiros socorros o quanto antes.

Gosta das nossas dicas de saúde e primeiros socorros? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
praia
verão
primeiros socorros
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ