Primeiros Socorros

19/08/2014 10:49 - Atualizado em 30/11/2016 11:42

Saiba como agir com o filho no pronto socorro

Adotar algumas medidas básicas ajuda a cuidar do filho no pronto socorro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ninguém deseja frequentar um ambiente de hospital, principalmente quando o paciente se trata de uma criança. Porém, infelizmente, crianças adoecem, se machucam e se acidentam. Os pais são muito importantes nas ocasiões em que isso ocorre, e algumas decisões precisam ser tomadas para que, quando estiver com seu filho no pronto socorro, ele entenda a situação e não se assuste.

filho-no-pronto-socorro


Domo agir com o filho no pronto socorro

- Procure manter a calma

Levar seu filho no pronto socorro é uma situação muito estressante. Entretanto, se você mantiver a calma, vai deixar a criança mais tranquila para receber a atendimento. Tente não pensar no pior antes de receber um diagnóstico detalhado sobre a situação de saúde dele.

- Tenha em mãos o histórico de saúde do seu filho

Anotar em um caderno as doenças que a criança já teve e os tipos de tratamento aos quais já foi submetida é importante para qualificar o atendimento.

- Não deixe de tratar a febre

Alguns pais evitam dar medicamentos antitérmicos para seus filhos antes de levá-los ao médico para não mascarar os sintomas da doença. Isso é errado: é sempre importante tratar a febre, cuidando para que a temperatura corporal nunca passe dos 38,5°C.

- Acompanhe a criança

Estar ao lado de seu filho no pronto socorro fará com que ele se sinta mais seguro. A presença dos pais conforta a criança, diminuindo o estresse que o ambiente hospitalar causa nela naturalmente.

- Evite a ingestão de alimentos

Não ofereça para a criança nenhum tipo de comida ou bebida enquanto aguarda o atendimento. Isso pode atrapalhar seu filho no pronto socorro caso ele precise realizar um procedimento cirúrgico, por exemplo.

- Leve apenas a criança doente

Se você tiver mais do que um filho, tente deixar os outros na casa de algum amigo ou parente. Neste momento é necessário que todas as suas atenções estejam direcionadas para a criança que está doente ou ferida.

- Tenha muita paciência

Saber esperar é uma grande virtude quando você levar seu filho no pronto socorro. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada, porém, quando aparecer um paciente com ferimento ou doença mais grave ele terá preferência. Se possível, leve um brinquedo silencioso para manter a cabeça da criança ocupada.

- Converse com o médico

Seja detalhista ao explicar para o médico os sintomas que a criança está apresentando. Caso seja uma intoxicação, leve a embalagem do produto junto com você para facilitar a ação dos profissionais.

- Não minta para a criança

É difícil controlar seu filho em situações de estresse. De qualquer forma, mentir para ela não é uma boa saída. Evite dizer que ela não vai receber injeção ou que o atendimento não vai causar dor se isso não for verdade.

- Informe ao pediatra

Se possível, antes de levar seu filho ao hospital, peça alguma dica de local para o pediatra da criança. Se não for possível o contato prévio, é importante informar ao médico da criança o tipo de procedimento realizado no pronto socorro.

TAGS
emergência
atendimento
filho no pronto socorro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ