Primeiros Socorros

15/10/2014 05:00 - Atualizado em 03/12/2016 12:23

Respirar fumaça pode levar à morte: Veja como socorrer

Mesmo semanas após respirar fumaça, a vítima ainda pode apresentar problemas respiratórios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A principal preocupação em um incêndio costuma ser evitar queimaduras, mas um dos principais perigos das chamas está na fumaça tóxica. Inalá-la por períodos prolongados pode ser fatal.

O perigo de respirar fumaça

Pessoas que inalam fumaça tóxica podem ter sérias queimaduras em suas vias aéreas. Isso pode acabar trazendo complicações para respirar e muita dor na região do nariz e da garganta.

respirar-fumaca

Em alguns casos, a fumaça pode causar inclusive algumas doenças envolvendo a respiração, como a pneumonia e a bronquiolite. Esses problemas podem surgir algum tempo após a inalação.

Respirar fumaça por um período longo pode ser fatal. E mesmo pessoas que tiveram contato com pouca fumaça podem apresentar problemas de saúde algumas semanas após o ocorrido.

Para saber se a pessoa está com uma infecção respiratória, confira os principais sintomas: tontura, tosse, enjoo, problemas para respirar, febre e incômodo na região do peito. Quem manifesta os sintomas deve procurar imediatamente o médico e não tentar se automedicar. Em alguns casos, o profissional solicitará um raio X da caixa torácica para analisar a situação.

Primeiros socorros após respirar fumaça

Tenha calma

A primeira atitude deve ser a de manter a calma. Não se desespere nessas situações.

Chame a ajuda especializada

Pegue o telefone mais próximo e ligue para o 192 (SAMU) e 193 (Bombeiros). Eles poderão encaminhar a vítima para o hospital e realizar cuidados mais específicos com a pessoa.

Local arejado

A primeira medida a se tomar é procurar um ambiente arejado e aberto para reconduzir a vítima. Deite-a no chão e a mantenha virada de lado.

Lavar o rosto

Molhe o rosto da vítima para eliminar o calor excessivo. Mas não a deixe beber a água. Neste primeiro momento é preciso tomar o cuidado de não ingerir nenhum líquido.

Massagem cardíaca

Confira como estão os batimentos cardíacos da pessoa. Se for preciso, faça uma massagem cardíaca. Estique os braços, junte as mãos e pressione com a palma da mão lado esquerdo do peito. O ideal é pressionar duas vezes por segundo por pelo menos 30 vezes. Aperte bem forte, caso contrário não surtirá efeito.

A massagem cardíaca pode ser bastante cansativa. Por isso, se tiver outra pessoa junto, tentem revezar os movimentos. Pois não se deve parar de realizar a massagem. Caso a vítima em questão seja um bebê, não se deve usar a palma das mãos, e sim os dedos, para não machucar a criança.

Respirar fumaça é algo sério e precisa de cuidados médicos imediatos. Pode levar à morte ou mesmo causar problemas de saúde a longo prazo. Então, se você socorrer um caso como esse, não deixe de encaminhar a vítima ao pronto-socorro.

E aí, gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
fumaça
saúde
primeiros socorros

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ