Primeiros Socorros

24/07/2014 04:00 - Atualizado em 11/12/2016 07:06

Queimadura na boca: aprenda quais são os primeiros socorros

Queimadura na boca costuma acontecer no inverno.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Durante o período do inverno, é comum que alimentos mais quentes sejam ingeridos. Primeiramente, para ajudar a aquecer o corpo e, em segundo, para que eles não esfriem rapidamente. Mas é preciso tomar cuidado. Comer algo quente demais pode causar uma queimadura na boca. E esse tipo de acidente exige atenção imediata.

Foto: Shutterstock
Comer alimentos quentes demais no inverno colabora para queimadura na boca. Foto: Shutterstock

Primeiros socorros para queimadura na boca

Um prato aquecido no microondas, um café feito na hora ou ainda um chá fervido são alguns dos principais responsáveis pelas queimaduras na boca. Descubra agora, passo a passo, o que fazer caso isso aconteça.

1 - Alivie a dor

O primeiro passo deve ser colocar algo gelado na boca para amenizar a dor. Normalmente, gelo. Ele também será útil para diminuir o inchaço e qualquer irritação na pele que a queimadura possa causar. Mastigar blocos de gelo e comer sorvete também ajudarão a melhorar. Para queimadura perto da garganta, o gargarejo com água fria também é uma opção.

2 - Não irrite a ferida

O que fazer para não irritar a ferida? Não coloque na boca comidas muito temperadas. Pimenta, por exemplo, deve ser mantida bem à distância. Tente evitar também alimentos com pontas que possam espetar o local ferido. Batata frita, batata palha e salgadinhos são campeões nesse quesito.

3 - Trate a lesão

Se após toda essa atenção, você ainda sentir dor e incomodação na região da boca, passe uma pomada pectina ou um analgésico tópico com benzocaína no local.

4 - Vá ao médico

Caso o tratamento caseiro não surtir efeito ou você desconfiar de uma gravidade maior do problema, vá ao médico. Possivelmente o grau de lesão da queimadura na boca foi mais sério e exigirá um diagnóstico profissional. O período de recuperação de uma queimadura comum é de poucos dias. Se a ferida durar uma semana ou mais, procure ajuda.

Como evitar a queimadura na boca

O primeiro passo para não sofrer uma queimadura na boca é o mais óbvio: não coloque nada quente dentro da boca. Aqueceu um prato no micro-ondas, e ele ficou muito quente? Espere um pouco antes de comer. O chá, o café ou algum outro líquido passaram da temperatura ideal? Aguarde. A afobação é um grande vilão da boca.

O vapor da água, por exemplo, é um sinal de que a bebida está quente. Ao encostar na xícara, se a sua mão não tolerar facilmente o calor, é porque sua língua também não terá condições de lidar com a alta temperatura.

Agora você já sabe: não tenha pressa para comer ou beber coisas quentes. Queimadura na boca é uma das irritações mais complicadas, pois envolve uma região muito sensível do corpo, que está em uso constante, seja na fala ou na refeição. E depois, até na hora de dormir, é necessário se controlar e não ficar passando a língua sobre local, já que isso poderia abrir o ferimento ou danificá-lo mais ainda.

Você já sofreu algum tipo de queimadura? Quais foram as meditas tomadas? E como foi a sua recuperação?

TAGS
aliviar a dor
alimentos quentes
tratar queimadura

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ