Primeiros Socorros

10/09/2015 12:38 - Atualizado em 01/12/2016 05:10

Quedas são um perigo! Veja como se proteger

Uma maneira de prevenir o problema é consertar desníveis no chão e evitar superfícies molhadas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não só constrangedores, os tombos também são perigosos. Ocasionadas seja por características relacionadas à idade avançada, ou simplesmente por falta de atenção, as quedas são um problema principalmente para idosos e crianças. Porém, alguns cuidados na rotina podem evitar incômodos mais graves.

Questões patológicas contribuem - fraqueza nas pernas, dificuldade para se equilibrar, sensação de tontura, uso de remédios, complicações na visão, falta de atenção e concentração. Além disso, ambientes desfavoráveis - com buracos, desníveis e superfícies escorregadias - criam um cenário perfeito para quedas.

Durante a terceira idade, a preocupação com os tombos se agrava. Com ossos frágeis e músculos enfraquecidos, o equilíbrio deles fica comprometido. Momentos simples como idas ao banheiro podem se tornar um desafio.

quedas em casa idoso caido mulher apavorada

Adaptações na rotina evitam quedas

Até mesmo a segurança do lar pode favorecer quedas. Para transformar a casa em um ambiente confortável e acessível, algumas adaptações são indispensáveis.

No banheiro, por exemplo, o assento pode ser elevado e barras de apoio podem ser instaladas para facilitar o deslocamento. O box de vidro pode ser substituído por uma cortina de plástico. Uma cadeira também pode ser posicionada embaixo do chuveiro para evitar que o idoso precise se mexer ou se abaixar no chão úmido.

Já na cozinha e na sala, todos os objetos mais utilizados devem estar ao alcance das mãos. Retire tapetes escorregadios e aposte no carpete. Fios soltos, então, nem se fala: são uma ameaça! Esconda-os bem.

Luzes com sensor de movimento são uma dica para evitar grandes deslocamentos até o interruptor. Móveis pequenos e baixos, como mesinhas de centro, também podem ser perigosos. Para melhorar a locomoção, não esqueça das barra de apoio.

Saiba Mais
Confira como montar um kit de primeiros socorros para viagem
Acidentes no parquinho: Conheça os cuidados e primeiros socorros
Asfixia exige atendimento rápido: Conheça os primeiros socorros

A seguir, confira mais dicas que facilitam a vida e evitam machucados:

- Ao notar que o piso está molhado, vá pelos cantos. A parede pode servir como apoio para evitar um tombo.

- Deixe os produtos que você mais precisa numa região de fácil alcance. Quando precisar de algo que esteja no topo de uma estante, use apoios seguros. Nada de cadeiras giratórias e banquinhos!

- Caminhe em locais iluminados e tente retirar todos os objetos que possam atrapalhar o percurso.

- Desça e suba escadas apoiando-se no corrimão. Se você tem histórico de quedas, melhor ir de elevador.

- Ao praticar atividades físicas, como corrida e caminhada, preste atenção ao terreno. Buracos e desníveis podem causar machucados.

- Utilize sapatos confortáveis no dia a dia. Ao escolher o calçado, dê preferência para modelos antiderrapantes e fáceis de caminhar.

O que fazer em caso de acidente

Se, mesmo com todos esses cuidados, acontecer algum acidente, a primeira medida é não mover a vítima, o que evita que possíveis lesões sejam agravadas. Sempre que você presenciar quedas graves, ligue para o pronto-socorro. A partir do exame médico, as providências serão tomadas para aliviar as dores e consequências do tombo.

Em casos menos graves, como batidas em quinas de mesa ou “viradas” de pé, basta permanecer alguns minutos sentado. Se você identificar dores exageradas, encaminhe a pessoa para o atendimento médico.

Você já levou um tombo feio? Qual foi a sua reação? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
tombos
fratura
lesão
idosos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ