Primeiros Socorros

26/08/2015 07:46 - Atualizado em 06/12/2016 10:56

Plantas venenosas podem causar intoxicação

É preciso buscar informações sobre as plantas antes de tê-las em casa, conhecendo os cuidados necessários.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já pensou que alguma das plantas do seu jardim pode possuir elementos nocivos à saúde da sua família e até mesmo dos animais de estimação? A toxina das chamadas plantas venenosas ou tóxicas serve como proteção contra os predadores, mas ela também pode ser letal para os humanos.

Existe uma grande variedade de vegetais que apresentam princípios ativos prejudiciais à saúde, variando na gravidade do veneno e na forma de tratamento. O contato com algumas dessas plantas pode causar irritações na pele e, a ingestão, graves intoxicações.

casal na mata observando plantas venenosas

Principais plantas venenosas

Há mais de cem espécies de plantas venenosas que são extremamente perigosas e não possuem tratamentos que possam ajudar, levando a pessoa ao óbito instantaneamente. Por isso, é sempre importante buscar informações sobre flores e folhagens antes de tê-las em casa, e mantê-las fora do alcance de crianças.

plantas venenosas copo de leite

Copo-de-leite

Uma das plantas venenosas mais comuns de se ter em casa, sem que se saiba do seu potencial tóxico, é o copo-de-leite.

A ingestão e o contato com essa planta podem causar sintomas como sensação de queimação, edema nos lábios, na boca e na língua, vômito, náuseas, cólicas abdominais, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia.

plantas venenosas coroa de cristo

Coroa-de-cristo

A coroa-de-cristo possui uma seiva leitosa que causa lesão na pele e nas mucosas, edema nos lábios, na boca e na língua, dor, queimação e coceira.

O contato com os olhos também provoca irritação, lacrimejamento, inchaço das pálpebras e dificuldade de visão. A ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarreia.

plantas venenosas mamona

Mamona

Com grande quantidade da toxina ricina, a mamona é uma das plantas venenosas mais perigosas. Uma semente já é suficiente para causar a morte.

Os primeiros sintomas da intoxicação aparecem logo nas primeiras horas depois do envenenamento, incluindo sensação de queimação na garganta e nos olhos, dores abdominais, diarreia e vômito com sangue.

O processo é incontrolável e só termina quando a vítima falece por desidratação.

plantas venenosas erva de lobo

Aconitum

Também conhecida como erva de lobo, essa planta é nativa das regiões montanhosas do Hemisfério Norte e possui a toxina alcaloide pseudaconitina, que é usada na ponta das flechas do povo Ainu, do Japão, para caçar.

A ingestão causa queimação abdominal e nos membros do corpo. Em grandes doses, a morte pode ocorrer dentro de duas ou no máximo seis horas, bastando apenas o consumo de 20 miligramas.

plantas venenosas trombeta de anjoTrombeta de anjo

Nativa da América do Sul, a trombeta de anjo pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil. Em geral, possui coloração branca e amarela, mas pode ser encontrada em tons rosados.

Saiba Mais
Passo a passo: envenenamento requer socorro imediato
Toranja pode ser um perigo para quem toma medicamentos
Cuidado: Intoxicação por medicamentos pode matar

Contendo alcaloides tropânicos como escopolamina, atropina e hiosciamina, quando ingerida pode causar overdose e morte ou paralisia dos músculos lisos, taquicardia, confusão, midríase (dilatação da pupila), alucinações visuais e auditivas.

Embora seja perigosa, também possui propriedades medicinais e pode ser utilizada para fabricação de remédios para doença de Parkinson, problemas cardíacos, síndrome pré-menstrual e infecções urinárias.

O que fazer?

Em caso de contato com plantas venenosas, o indicado é lavar a área com bastante água e sabão por entre cinco e dez minutos, envolvendo o local com uma compressa limpa e procurando ajuda médica imediatamente. Outras dicas são não coçar a região e nem colocar álcool na pele.

Tirar uma foto da planta para mostrar ao médico pode ajudar, pois facilita a identificação do veneno e do tratamento mais adequado.

Muita gente tem plantas venenosas em casa mesmo sem saber. Você é um deles? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
intoxicação
asfixia
queimação
vômito

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ