Primeiros Socorros

11/09/2014 07:00 - Atualizado em 03/12/2016 06:24

Passo a passo: Como fazer uma bandagem para aplicar em curativos

Simples, completa e tubular são tipos de bandagem.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A bandagem é um instrumento importante quando alguém se machuca. É necessário que ela não seja colocada diretamente sobre uma ferida ou queimadura, fazendo um curativo com gazes antes.

bandagem

Outra coisa relevante é saber como aplicar a bandagem: sempre deve ser aplicada de baixo para cima, a partir das extremidades até a raiz do membro; As voltas devem ser feitas da esquerda para a direita; ela deve ficar apertada o suficiente, mas de forma alguma pode impedir a circulação do sangue.

A importância da bandagem está no fato dela sustentar curativos, imobilizando a articulação ou membro lesionado. Ela tem a característica de se adaptar ao membro, exercendo a pressão na medida certa.

Tipos de bandagens

- Bandagem simples: elas são utilizadas para sustentar curativos, imobilizar uma articulação ou parar uma hemorragia.

Como fazer: para a bandagem espiral, são feitas espirais simples. Comece fazendo a primeira volta em torno da extremidade, seguida por uma curva fechada para sustentar a primeira. Vá fazendo uma série de voltas em espiral até chegar à extremidade do membro. Para finalizar, faça duas voltas horizontas e prenda o fim da bandagem com dois pedaços de esparadrapo.

- Bandagem completa: conhecida como tipoia, esse tipo de cobertura serve para dar suporte ao braço em caso de fratura no antebraço ou luxação no ombro.

Como fazer: pegue um único pedaço de tecido e dobre-o em triângulo. O membro precisa estar na posição certa: o braço ao longo do corpo e o antebraço dobrado em um ângulo de 90 graus. O primeiro passo é passar uma das extremidades do triângulo atrás do pescoço, no lado oposto ao braço machucado. Depois, pegue outra extremidade do triângulo e passe ele sobre o braço lesionado. E por fim, amarre essas duas extremidades acima da clavícula do lado afetado.

- Bandagem tubular: é utilizada em lesões dos dedos, que se deram por queimadura ou corte.

Como fazer: corte um comprimento de gaze com o dobro do tamanho do dedo. Coloque a gaze na junta do dedo lesionado e passe uma segunda demão.

Bandagem na cabeça: é utilizada para segurar um curativo no ferimento ou proteger o couro cabeludo.

- Como fazer: dobre um pedaço de tecido em triângulo (como se fosse uma bandana). Então, o lado mais comprido você coloca sobre a testa, na altura das sobrancelhas. Já as extremidades são amarradas na nuca.

Bandagem de gesso: utilizada para imobilizar um membro fraturado, essa bandagem normalmente é feita pelo médico.

- Como é feita: O médico molha os curativos e os coloca sobre o membro machucado. Depois de seco, esses curativos vão se tornar uma camada rígida. Outra opção é ao invés do gesso, utilizar faixas de resina. O benefício é que essas faixas são mais leves, sendo menos inconvenientes para as pessoas machucadas.

Não esqueça da bandagem!

Retire a bandagem imediatamente em caso da pessoa machucada se sentir incomodada, reclamar de dormência ou diminuição da sensibilidade dos dedos.

Gostou das dicas? Comente aqui e curta a página Vivo Mais Saudável no Facebook!

TAGS
machucados
saúde
emergência

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ