Primeiros Socorros

21/06/2015 01:17 - Atualizado em 03/12/2016 08:16

Nariz sangrando requer calma ao socorrer

Grande parte dos casos de nariz sangrando são controlados facilmente e não representam riscos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ver o nariz sangrando, em um primeiro momento, pode causar apreensão. Mas para estancar o sangramento e verificar a causa, é preciso manter a calma. O sangramento nasal, chamado de epistaxe, é bastante comum e, na maioria das vezes, decorrente de algo simples.

Segundo pesquisa do jornal JAMA Otolaryngology - Head & Neck Surgery, publicada em 2013, menos de uma a cada 10 pessoas hospitalizadas com o nariz sangrando precisam de tratamento invasivo para conter a hemorragia. Além disso, a pesquisa afirma que três em cada cinco pessoas sofrem com pelo menos um sangramento nasal durante a vida.

Uma pancada, espirro, alergia ou até o uso constante de descongestionantes pode ocasionar sangramento. Além dessas causas, clima seco ou muito frio, exposição prolongada ao ar condicionado ou uso de drogas colaboram para a hemorragia nasal.

nariz sangrando

O que fazer quando estiver com o nariz sangrando

A grande maioria dos casos ocorre no septo nasal, que separa as narinas. Casos de nariz sangrando na parte posterior, ou seja, a parte mais fixa e dura, não são tão comuns, assim como nas paredes laterais do nariz. Nessas regiões, pessoas acima dos 60 anos são as mais acometidas.  

Para estancar a hemorragia nasal, siga os passos abaixo:

- Sente-se e incline a cabeça para a frente

- Pressione as narinas na região abaixo do osso do nariz, por cerca de dez minutos

- Coloque um cubo de gelo sob a narina ou molhe um pedaço de algodão com água ou vaselina e coloque dentro do nariz.

Procure não assoar o nariz ou curvar o corpo logo após ter sofrido o sangramento. Caso ocorra novamente, não cesse dentro de dez minutos, esteja acompanhado de outros sintomas ou seja proveniente de uma batida, procure um otorrinolaringologista. Um especialista poderá avaliar a causa do sangramento e sugerir o tratamento mais eficaz.

nariz sangrando

Previna o sangramento nasal

Ninguém gosta de ter o seu nariz sangrando, já que a ocorrência afeta o nosso bem-estar. Por isso, alguns cuidados podem contribuir para evitar esse desagradável episódio.

Muitas pessoas sofrem com a hemorragia pelo tempo seco, então, ter um umidificador de ar em casa pode ser uma boa opção. Respirar fundo durante o banho ou utilizar um spray descongestionante também ajuda a manter o canal nasal úmido.

Outros cuidados simples são não assoar o nariz com muita força ou levar o dedo aos orifícios nasais, causando pequenas lesões que podem romper os vasos sanguíneos da região, ocorrendo o sangramento.

Lembre-se que em uma situação como essa requer tranquilidade. Com um pouco de calma, você conseguirá contornar o quadro e resolver o problema de forma rápida.

O que achou das dicas de saúde? Deixe um comentário! E fique sempre ligado nas novidades que encontra aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sangramento
hemorragia
sangue no nariz
socorro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ