Primeiros Socorros

17/09/2014 03:00 - Atualizado em 22/11/2016 12:37

Mesmo a fratura mais simples precisa de socorro rápido. Veja o que fazer

Prestar atendimento rápido pode ser fundamental para não agravar a fratura.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você presenciar algum acidente que resulte em fratura, existem algumas medidas que podem ser tomadas para socorrer e ajudar a pessoa. Confira os primeiros socorros:

Como socorrer alguém em caso de fratura

- Chame a ajuda médica imediatamente. Se a pessoa estiver consciente e puder andar de carro, leve-a até o hospital mais próximo. Mas atenção: caso haja algum risco de agravar a lesão, aguarde o socorro médico.

fratura

- No caso de fratura exposta, jamais tente recolocar o osso no lugar. O ideal é cobrir o machucado com um pano que esteja esterilizado, para evitar qualquer tipo de infecção.

- Deixe a área ferida o mais imóvel possível. Isso ajuda a amenizar a dor intensa e diminui a chance de a lesão se agravar. Não permita que alguém sem especialização tente movimentar a pessoa ferida.

Não agrave a fratura

- Se o socorro médico demorar muito a chegar, procure lavar o local afetado com água corrente ou soro fisiológico. Mas tome cuidado para não pressionar o local de forma indevida.

- Se houver muito sangue na região fraturada, estanque o sangramento realizando pressão no lado oposto ao da circulação do sangue.

- Caso exista alguma dúvida se ocorreu a fratura, pergunte se a pessoa sente alguma dor ao movimentar o possível local fraturado. Se a dúvida permanecer, tente apalpar levemente. Caso sinta dor, pode ter ocorrido a lesão. A confirmação definitiva, contudo, virá apenas com o exame de Raio X no hospital ou centro médico.

- Caso a roupa esteja apertando e gerando pressão sobre a área machucada, rasgue ou corte, fazendo o possível para tirar a roupa e amenizar o desconforto sem causar mais lesões.

- Não dê comida para uma pessoa que sofreu algum tipo de fratura, principalmente se for exposta. Em alguns casos é necessário a realização de uma cirurgia e para a sua realização o paciente precisa estar em jejum.

Agora que você já conhece os primeiros socorros para atender uma pessoa que sofreu alguma fratura, pode compartilhar com os amigos e familiares essa informação. Utilidade pública merece ser disseminada para que todos possam ajudar-se mutuamente.

Curta a página Vivo Mais Saudável no Facebook! E comente o que achou das dicas!

TAGS
dores
ossos
acidentes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ