Primeiros Socorros

17/09/2014 11:30 - Atualizado em 10/12/2016 01:45

Intoxicação medicamentosa: Como prestar socorro nesses casos

intoxicação medicamentosa é o segundo agente tóxico que mais mata no Brasil.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Intoxicação medicamentosa é a segunda forma de intoxicação que mais mata no Brasil. Com sintomas que podem ir de uma simples dor de cabeça até a morte, muitas pessoas optam por não buscar ajuda médica e acabam perdendo a vida.

intoxicacao-medicamentosa

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sistema Nacional de Informações Toxico Farmacológicas - Sinitox - sobre casos registrados de Intoxicação medicamentosa humana por agentes tóxicos e circunstâncias, no Brasil no ano de 2011, a morte devido a ingestão equivocada dos medicamentos é a segunda que mais mata. Em primeiro lugar ficaram as mortes por animais peçonhentos e escorpiões.

Como identificar uma intoxicação medicamentosa

Existem diversos sintomas que podem apresentar sinais de que o remédio lhe causou intoxicação medicamentosa . Confira:

- Convulsões.

- Vômitos.

- Queimação na região que vai da boca ao estômago.

- Diarréia.

- Cor dos lábios diferente.

- Sonolência.

- Hálito com cheiro estranho.

Saiba como reagir se estiver com uma intoxicação medicamentosa

- Se você consumiu algo venenoso ou medicamento de forma errada que pode causar algum problema mais grave, procure forçar o vômito. Também chame o atendimento médico o mais rápido possível.

É importante destacar que se o veneno causar queimaduras, seja algo ácido, desodorante e qualquer coisa que possa ferir a garganta e o esófago, não se recomenda o vômito.

- Não faça respiração boca a boca com ninguém. Não importa se você é quem está ajudando ou quem tomou indevidamente o remédio, não faça esse procedimento. Dessa forma poderá estar adquirindo ou repassando para outros o problema.

- Tenha em mãos o nome do remédio, embalagem e se possível a bula para que os profissionais que realizarem o socorro já saibam o que está causando o incômodo.

- Se a intoxicação medicamentosa foi na região dos olhos e não pela boca, lave-os por 15 minutos com água e chame imediatamente o socorro médico.

- Fique atento na pessoa que consumiu o remédio. Existem medicamentos que não apresentam sintomas imediatos. Por isso é importante realizar o acompanhamento para poder auxiliar em qualquer crise que surgir.


Como evitar a infecção medicamentosa

Existem algumas ações que podem ser tomadas para evitar intoxicações “desnecessárias”. Confira:

- Quantidade

Muitas intoxicações ocorrem devido ao mal uso dos remédios. Consumir quantidades acima do que o médico receitou não fará o remédio surtir efeito mais rápido e nem ser mais efetivo. Pelo contrário, deverá trazer complicações para a saúde.

- Automedicação

Pessoas que apresentam os sintomas de alguma doença, seja ela qual for, precisam ir ao médico. Se automedicar é um erro que pode custar a vida. Além de poder tomar o remédio errado, também existe a possibilidade de misturar componentes que não deveriam entrar em contato e os resultados são farão bem para a saúde.

- Remédios vencidos

Os medicamentos com prazos de validade vencidos também podem causar intoxicações. Por isso é sempre importante ficar atento a esse detalhe.

Intoxicação medicamentosa é coisa séria e pode levar a morte. É preciso tomar muito cuidado, ficar atendo e obedecer meticulosamente o que o médico recomendar.

Gostou? Comente aqui embaixo e curta a página Vivo Mais Saudável!

TAGS
doenças
remédios
dores

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ