Primeiros Socorros

20/09/2015 12:13 - Atualizado em 06/12/2016 05:29

Esforço exagerado causa lesões no joelho

Problema pode acontecer durante a prática de esportes ou atividades do dia a dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Especialmente para quem pratica atividades físicas regularmente, o perigo das lesões no joelho é constante. Uma simples partida de futebol pode desencadear o problema, que deve ser atendido com cuidado, a fim de não potencializar os danos.

Os machucados na região são bem variados, dependendo diretamente da modalidade que a pessoa pratique. Em esportes de contato direto, como futebol ou rugby, a chamada lesão do ligamento colateral medial é mais comum. No tênis, tendem a ocorrer complicações devido à sobrecarga no joelho. Saiba mais sobre o assunto e veja como se prevenir.

homem com lesoes no joelho e mulher acudindo

Lesões no joelho demandam atenção

O joelho é a articulação mais complexa do corpo humano, pois possui uma série de estruturas como ligamentos e meniscos. Assim, os problemas relacionados a ele tendem a ser frequentes.

A torção é extremamente dolorida e costuma ser um problema mais comum. Além dos esportes, uma simples corrida ou caminhada também pode acarretar um problema. Para não ser pego desprevenido, confira abaixo como agir em caso de lesões no joelho:

- Deite a pessoa no chão imediatamente para que ela não force ainda mais a região

- Apoie o joelho sobre uma mochila ou uma pilha de roupas

- Utilize gelo para fazer compressas na área e minimizar o inchaço

- Utilize uma atadura para apoiar a lesão e comprimir, mas não prenda com muita força

- Imobilize o joelho com material mais resistente, como plástico ou madeira, e envolva toda a perna com fita ou esparadrapo

- Leve o paciente imediatamente para um hospital ou pronto-socorro.

No hospital, um ortopedista poderá avaliar o grau da lesão, provavelmente requerendo uma ressonância magnética, que indicará qual foi o dano causado. O tratamento geral para lesões no joelho envolve analgésicos e anti-inflamatórios, compressas frias e fisioterapia. Em casos mais severos, intervenção cirúrgica é necessária.

O retorno às atividades cotidianas dependerá do grau da lesão e do avanço no tratamento.

Saiba Mais
Jogo de tênis melhora os reflexos e o condicionamento físico
Futebol feminino: Arrase no campo e fique em forma
Descubra por que o rugby é esporte de alto gasto calórico

Algumas pessoas que se machucam não dão a devida importância e vêem o fato como algo comum. Muitas vezes, isso é até verdade. Porém, as lesões do joelho que não são tratadas adequadamente podem acabar progredindo, colocando em risco a saúde do paciente e comprometendo a sua mobilidade.

Apesar de o gelo contribuir para a diminuição do inchaço, ele não serve para curar completamente o problema. Apenas um médico especializado poderá avaliar a extensão dos danos e indicar o tratamento ideal. Portanto, em situação de risco, procure imediatamente por apoio médico.

E será que tem como prevenir?

É comum ouvirmos queixas constantes sobre dor nos joelhos. De fato, com a rotina diária, é de se esperar que a área fique sobrecarregada. Para evitar lesões e amenizar desconfortos, é preciso, antes de uso, treino para o fortalecimento e a resistência da articulação.

Escolher um bom par de tênis para a prática de atividades físicas, bem como ter cuidado durante a execução do treino, é essencial.

Pessoas sedentárias e obesas são as maiores acometidas pelo problema. A orientação é apostar na prática regular de exercícios, movimentando os membros inferiores e impedindo que a musculatura fique enfraquecida, sem a sustentação necessária.

Você já sofreu com lesões no joelho? Qual foi o tratamento escolhido para o seu caso? Comente e compartilhe a sua experiência! Você pode ajudar outros leitores do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sobrecarga
corrida
dor no joelho
fisioterapia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ