Primeiros Socorros

02/09/2015 02:41 - Atualizado em 01/12/2016 02:44

Entenda o que é uma queimadura de primeiro grau

Esfriar a pele com água corrente é a melhor forma de agir nessas situações.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A queimadura de primeiro grau é a forma mais branda da lesão. Nesses casos, ocorre vermelhidão no local, geralmente acompanhado de dor e inchaço. Ao contrário dos casos mais severos, não há formação de bolhas ou desprendimento da pele.

Nesse tipo de queimadura, apenas a epiderme - camada mais superficial da pele - é atingida. Podendo variar de pessoa para pessoa, a lesão costuma melhorar após três ou até seis dias, com ou sem descamação da parte desidratada.

mulher com queimadura de primeiro grau nas costas

O que é uma queimadura de primeiro grau

O médico cirurgião plástico Dr. Flavio Nadruz Novaes, membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras, explica que as de primeiro grau, também chamadas de superficiais, são aquelas que não causam dano à pele.

“Entre elas, as mais comuns são as queimaduras solares. Porém, além de superficiais, geralmente atingem grandes áreas e necessitam atenção, pois podem causar dor e até desidratação”, comenta.

A queimadura de primeiro grau pode ser tratada com analgésicos comuns e o aumento da ingestão de líquidos. Porém, segundo o profissional, se a extensão for grande, sempre um médico deve ser procurado de imediato para que ele avalie a hidratação do paciente e prescreva medicamentos adequados.

Saiba Mais
Aprenda o que fazer em caso de queimadura por água viva
Saiba como agir em caso de queimadura de segundo grau
Aprenda como tratar queimadura de sol em 5 dicas

O especialista desmente outras crendices populares no tratamento da lesão. O médico afirma que não se deve passar nada sobre uma queimadura, qualquer que seja sua profundidade.

“Além de não auxiliar em nada, ainda podemos prejudicá-la com pasta de dente, pó de café e pomadas caseiras. Isso sem considerar o fato de que, quando passamos algo sobre a área queimada, a primeira coisa que o médico irá fazer é retirá-la. Além dos riscos dessas substâncias, ainda tem o desconforto da retirada do produto”, alerta Dr. Flavio.

info queimadura de primeiro grau

As queimaduras de primeiro grau não costumam produzir cicatrizes, mas as mais profundas podem chegar a esse ponto. Somente a orientação médica adequada pode diminuir o risco, embora, ainda assim, elas possam ocorrer.

O que fazer em caso de queimadura

1. Posicione a mão embaixo da torneira e deixe que a água corrente esfrie e limpe a lesão. Lembre-se que ela deve ser fria, mas não gelada. Assim como as altas temperaturas podem queimar, o mesmo ocorre com temperaturas muito baixas.

2. Não aplique nenhum produto sobre a queimadura de primeiro grau. Evite cremes e pomadas tanto quanto receitas caseiras como manteiga e pasta de dente.

3. Deixe que a pele transpire. Remova qualquer camada de tecido que esteja em contato com a pele queimada.

4. Avalie o grau da queimadura e procure assistência médica.

Além dos cuidados básicos de primeiros socorros, fique atento para evitar esse tipo de problema. Aplicação frequente de filtro solar, uso de luvas para segurar formas ou panelas quentes e atenção no manuseio de pranchas de cabelo ou ferro de passar roupa são atitudes responsáveis.

Gostou das dicas de primeiros socorros? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outros artigos de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
queimadura solar
lesão de pele
como tratar queimaduras
epiderme

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ