Primeiros Socorros

14/02/2015 12:21 - Atualizado em 04/12/2016 02:30

Descubra o que fazer em caso de mordida de rato

A mordida de rato pode causar sintomas como dores musculares e olhos avermelhados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem tem medo de rato? Os bichinhos, que vivem escondidos em bueiros e em casas abandonadas, trazem em seu organismo a bactéria Leptospira, causadora da leptospirose. Com sintomas como dores nos músculos, olhos avermelhados e muita febre, a doença deve ser tratada rapidamente. Confira quais são os cuidados com a mordida de rato.

mordida de rato

Primeiros socorros no caso de mordida de rato

É importante lembrar, que apesar de parecer simples, o problema é muito perigoso. A mordida de rato pode causar a leptospirose, doença que pode trazer diversas complicações. Caso ocorra a mordida, vá rapidamente para o hospital receber os cuidados necessários para evitar consequências.

Diminua o sangramento

Após o momento da mordida de rato, acalme o afetado. Faça ele se sentar e, com a ajuda de uma toalha, pressione o local da mordida por 15 minutos. Fique pressionando levemente, para que o sangue pare de escorrer. Se necessário, coloque mais uma toalha.

Lave o local com água

Assim que o sangramento diminuir, coloque o local da mordida de rato em água corrente. Deixe o líquido limpar a mordida e, após alguns segundos, aplique um pouquinho de sabonete líquido neutro. Os produtos como peróxido de hidrogênio (água oxigenada), iodo ou álcool não devem ser aplicados na região. Não faça curativos.

Vá ao médico

Após limpar a região com muito cuidado, vá rapidamente para o posto de saúde. Lá, o médico irá analisar a mordida, vendo se serão necessários pontos. É importante levar a sua carteira de vacinas para verificar se a sua antitetânica está em dia. Para garantir a limpeza, o profissional irá aplicar um antibiótico em forma de pomada.

Faça o tratamento

Durante a consulta, o médico indicará diversos antibióticos e remédios para evitar o aparecimento de doenças. É importante que você siga atenciosamente todos os detalhes para que não corra nenhum risco. Caso, após alguns dias, haja vermelhidão e o aparecimento de pus, será necessário ir novamente ao médico.

Leptospirose por mordida de rato

A leptospirose é transmitida por roedores, suínos, caninos e bovinos, por meio da urina dos animais. Ela pode ser adquirida no consumo de bebidas ou alimentos infectados e machucados. No Brasil, os maiores transmissores da doenças são os ratos de rua, aqueles encontrados em bueiros.

Os principais sintomas da doença, que pode ser até assintomática, envolvem febre alta, sensação de cansaço, dores nos músculos e na cabeça, olhos avermelhados, tosse, calafrios, enjoo, diarreia e manchas vermelhas que aparecem pelo corpo.

Quando tratada, a doença transmitida pela mordida de rato costuma evoluir bem e desaparecer em até quatro dias. Para não ter surpresas, é indicado seguir o tratamento com cuidado e ingerir os medicamentos na hora certa.

Aprendeu como se cuidar? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
primeiros socorros
dores
médicos
rato

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ