Primeiros Socorros

10/09/2014 05:17 - Atualizado em 08/12/2016 10:08

Descubra o que é certo e errado no socorro a entorses e luxações

Entorses e luxações exigem imobilização da região afetada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Marcadas por uma dor aguda e intensa, as entorses e luxações exigem que o socorro seja adequado, de forma a não prejudicar ainda mais o seu corpo ou da pessoa a quem você irá ajudar.

Não raras vezes pensamos que realizar uma massagem no local afetado irá causar alívio da dor, porém isso pode agravar ainda mais a situação. A entorse é caracterizada por uma torção na articulação, causando lesões nos ligamentos. Já a luxação se manifesta pelo deslocamento de ossos para fora da sua posição normal.

entorses-e-luxacoes


O que não fazer em entorses e luxações

Existem certas condutas que nunca devem ser adotadas diante de entorses e luxações. Alguns exemplos disso são quando as pessoas fazem massagens com cremes e pomadas ou tentam colocar o osso no lugar.

O corpo humano é composto por muitos ligamentos, articulações e ossos, que estão interligados. Se você ficar mexendo ainda mais em uma fratura, como não possui conhecimento médico, os deslocamentos do osso podem ser maiores.

O mesmo vale para quando acontecem acidentes na estrada. Você já deve ter escutado aquelas recomendações de que nunca se deve mexer na vítima ou oferecer algo para comer ou beber. Siga esse procedimento à risca, pois você não tem conhecimento de qual osso - ou ossos - aquela pessoa realmente fraturou.

Como socorrer em entorses e luxações

Memorize ou anote esse que é o primeiro passo e fundamental ação no socorro a entorses e luxações: antes de remover uma vítima, é preciso que se imobilize o local afetado, evitando complicações mais sérias.

Em seguida, você pode adotar medidas para proteger os ferimentos com panos limpos e controlar o sangramento das lesões expostas. Verifique também se não houve interrupção da circulação sanguínea. É importante sempre imobilizar a região afetada com uma tala.

Outra dica para o socorro é manter o local atingido em nível mais elevado que o resto do corpo. Então, pegue compressas de gelo e aplique sobre o machucado para diminuir o inchaço, a dor e evitar que o hematoma se agrave.

Quando usar o gelo

Essas dicas são apenas para o momento em que acontecem as entorses e luxações. Algumas pessoas colocam apenas o gelo e, quando a dor ameniza, acreditam estar curadas. O gelo é um anti-inflamatório importantíssimo em casos de contusões, mas você pode estar apenas mascarando o problema ao utilizá-lo.

Desse modo, em casos de entorses e luxações, consulte um médico para que ele possa analisar o que realmente aconteceu. Lembrando que quanto mais rápido você procurar o especialista e mais imobilizado ficar o lugar lesionado, mais fácil será a recuperação.

TAGS
primeiros socorros
fratura
lesões

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ