Primeiros Socorros

09/02/2016 02:00 - Atualizado em 05/12/2016 09:56

Curta a praia sem se preocupar com os perigos

Aplicar protetor solar a cada três horas é uma das principais dicas para se manter bem.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Curtir a praia no verão nunca é tão simples. Sol forte, mar agitado e águas-vivas podem atrapalhar quem busca momentos de tranquilidade com a família.

Por isso, é necessário tomar medidas de segurança para aproveitar o passeio sem riscos. Protetor solar e lanchinhos leves também fazem parte do pacote. Confira outras dicas para desfrutar do verão sem emergências.

mulheres curtem a praia

Aproveite a praia sem riscos

Seja um "torrão" de sol ou uma dor de barriga causada por um lanchinho de procedência duvidosa, os contratempos são muitos. Veja dicas para prevenir os principais problemas de verão.

Vermelhão

A queimadura solar é causada pela exposição desprotegida ao sol. Os principais sintomas são ardência, vermelhidão e, após alguns dias, a descamação da pele. Os cuidados envolvem banho gelado com sabonete neutro e o uso de toalhas macias. Cremes e loções pós-sol também são recomendados para refrescar e devolver a hidratação perdida.

Para prevenir o incômodo, recomenda-se usar filtro solar em todo o corpo. Reaplique o produto a cada três horas ou após mergulhos longos.

Água-viva

As águas-vivas contam com agentes venenosos em seus tentáculos que, após o contato com a pele, causam dores, bolhas e vermelhidão. Primeiro, lave a área afetada com água do mar e, se o animal estiver preso, remova-o com uma pinça. O alívio dos sintomas vem com a imersão da região em água morna. Vinagre também pode ajudar.

Ouvido entupido

O acúmulo de água nos ouvidos pode ser perigoso. Algumas bactérias podem se alojar nesse espaço e causar inflamação. A remoção pode ser feita simplesmente com pulinhos ou tapas no lado oposto da cabeça. Se não funcionar, o ideal é marcar consulta com um otorrinolaringologista para a análise.

Picada de mosquito

Em áreas de proliferação do Aedes aegypti, a proteção deve ser ainda maior. Aplique repelente depois do protetor solar.

Diarreia

As infecções intestinais geralmente são causadas pelo consumo de alimentos estragados ou mal conservados. Para melhorar os sintomas, vale reforçar a hidratação do corpo com muita água. Soros caseiros e bebidas isotônicas também podem ajudar. Lembre-se de levar seus próprios lanches para a beira da praia. Opte por frutas e sanduíches naturais.

Micoses

Essas infecções são causadas por fungos que se alimentam da queratina da pele. Previna-se utilizando chinelos e cangas para sentar-se na areia. Após o banho, lembre-se de secar todas as dobras do corpo.

Afogamentos

Jamais tente socorrer alguém que esteja se afogando. Faça sinal para os salva-vidas e deixe que os profissionais realizem o trabalho. Para prevenir acidentes, confira as bandeiras de sinalização e não avance demais mar adentro.

Saiba Mais
Moda praia grávida: Saiba o que usar à beira-mar
Conheça 4 praias do Nordeste para você passar as férias
Saiba como arrasar na sua maquiagem para praia

Kit de sobrevivência para a praia

Além de biquíni, da canga e da toalha, você precisa de mais alguns itens para garantir o bem-estar da família.

- Água: o calor faz você transpirar. Invista nos líquidos! Também vale beber sucos naturais ou água de coco.

- Protetor solar: utilize fator de proteção 30 para o corpo e o rosto. Reaplique sempre que necessário.

- Lanche saudável: escolha sanduíches naturais, frutas ou picolés industrializados de marcas conhecidas. Maionese e laticínios não combinam com a beira de praia.

- Óculos de sol e chapéu: funcionam como barreiras físicas para proteger o rosto e os olhos do sol.

- Pulseirinha de identificação: crianças devem usá-la. Deixe nome, endereço e telefone dos responsáveis para facilitar o trabalho, caso o pequeno se perca. Aliás, oriente-o a sempre procurar a guarita dos salva-vidas, se isso acontecer.

E então, pronto para aproveitar o verão sem riscos? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
hidratação
alimentação
protetor solar
mar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ