Primeiros Socorros

24/02/2015 12:21 - Atualizado em 09/12/2016 09:36

Curso de primeiros socorros pode ser o diferencial em uma emergência

O curso de primeiros socorros é importante para a segurança da sua família.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em uma situação de emergência, ter um curso de primeiros socorros pode ser crucial para salvar vidas - não só por ajudar com o conhecimento adequado, mas porque deixar de prestar socorro em caso de acidente é crime. Por isso, saber como agir em casos extremos é praticamente uma obrigação, a fim de contribuir com a sociedade.

curso de primeiros socorros

Apesar da pouca procura pelo curso de primeiros socorros, é necessário considerar que algumas aulas podem fazer toda a diferença na hora de salvar vidas. Diariamente, pessoas morrem em função do pouco preparo médico ou dos conhecimentos limitados sobre situações de risco.

Realizar um curso desse tipo pode tornar você não um médico, mas alguém com competência para agir com segurança em casos extremos.

Para que serve um curso de primeiros socorros?

Os ensinamentos passados em um curso de primeiros socorros trabalham a segurança da vítima em caso de convulsões, desmaios, asfixia, parada cardíaca, hemorragias, queimaduras, infartos, fraturas e outras situações comuns em acidentes.

Dessa forma, a pessoa que realiza o curso fica apta a atender com qualidade o acidentado até que ele seja encaminhado a um hospital ou um pronto-atendimento médico. Além disso, devido ao conhecimento adquirido, age-se com tranquilidade na hora do socorro.

Em que situações os primeiros socorros são aplicados?

Cada situação de acidente requer conhecimentos diferentes. Por isso, o curso de primeiros socorros costuma simular os casos mais graves, que precisam de atendimento imediato.

Quem realiza as aulas aprende a agir em momentos de choque elétrico, envenenamento, picada de cobra, sangramentos, hemorragias, afogamento, parada cardiorrespiratória, transporte de vítimas, contusões, luxações e fraturas, acidentes com fogo, acidentes de trânsito, entre outros.

Todas as pessoas que trabalham na área da saúde precisam realizar o curso, desde enfermeiros e bombeiros a químicos, industriários, farmacêuticos e demais pessoas que estejam sob o risco constante de sofrer algum acidente de trabalho.

Onde fazer o curso?

Diversas escolas especializadas ministram o curso de primeiros socorros. Centros de formação em enfermagem, corpos de bombeiros e outros locais que trabalham com socorro costumam oferecer aulas intensivas para ensinar as noções básicas.

Outra opção é buscar por cursos online. Verifique a procedência e a credibilidade das instituições e invista em aulas que você pode fazer em casa. Porém, tome cuidado, pois a experiência prática é fundamental no caso de primeiros socorros. Cursos feitos pela internet não oferecem essa possibilidade.

Os valores variam bastante, conforme a modalidade. Existem cursos específicos para acidentes de trânsito ou elétricos, por exemplo. O investimento médio é de 150 reais para 40 horas. Pesquise bem e você poderá encontrar um curso para suas necessidades e que caiba no seu bolso.

Deixar de prestar socorro é crime

De acordo com o Artigo 135 do Código Penal Brasileiro, quem não presta socorro a vítimas de acidentes ou pessoas em situações de emergência, mesmo podendo ajudar, é penalizado inclusive se não tiver provocado o ocorrido.

Além disso, a Lei de Trânsito obriga que todos os motoristas conheçam noções de primeiros socorros. É por isso que os Centros de Formação de Condutores os ensinam como parte das aulas teóricas de habilitação.

Viu como é importante estar preparado para qualquer emergência? Deixe seu comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
vida
cuidados
acidentes
emergência

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ