Primeiros Socorros

02/06/2015 07:16 - Atualizado em 06/12/2016 02:08

Cuidado: Intoxicação por medicamentos pode matar

Queimação na garganta, confusão mental e diarreia são alguns dos sintomas da intoxicação por medicamentos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você toma e compra remédios sem orientação médica, tome cuidado. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos sete anos foram quase 60 mil internações causadas por intoxicação por medicamentos, 15 mil somente em São Paulo.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta que a medicação inadequada é a principal causa de intoxicação, no Brasil. Apenas em 2008, foram registrados mais de 26 mil casos, sendo que as crianças entre 2 e 4 anos foram as mais afetadas, cerca de 23,69%.

intoxicacao por medicamentos

Um profissional da saúde habilitado pode diagnosticar doenças, identificar sintomas e, assim, indicar qual o melhor medicamento e a dosagem para que você se recupere. A automedicação pode não somente causar a intoxicação, mas também dependência e até mesmo a morte.  

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sistema Nacional de Informações Toxico Farmacológicas (Sinitox), em 2011, os casos registrados de intoxicação por medicamentos no país foram apontados como a segunda maior causa de morte por substâncias tóxicas.

Como reconhecer a intoxicação por medicamentos

De acordo com a Anvisa, a intoxicação por medicamentos ocorre geralmente pelo seu uso acidental, principalmente em crianças. As principais causas estão associadas ao consumo da medicação de forma incorreta ou abusiva, a erros de prescrição ou de administração e à automedicação.

Nesses casos, o mais importante é a observação dos seguintes sintomas:

- Vômitos

- Diarreia

- Convulsões

- Paralisia

- Hálito com cheiro anormal

- Mudança da cor dos lábios

- Sensação de queimação na garganta, na boca ou no estômago

- Sono

- Confusão mental.

Primeiros socorros em caso de intoxicação por medicamentos

Não basta apenas seguir as orientações médicas e não se automedicar. É importante que, ao ingerir algum medicamento, você leia a bula atentamente, mesmo que já seja uma droga conhecida.

Preste atenção à validade dos remédios e não os guarde vencidos, já que alguém pode se descuidar e os ingerir por acidente. Obedeça às quantidades indicadas da medicação e mantenha os produtos em suas embalagens originais para que ninguém os consuma de forma errada.

Guarde os remédios em local seguro, longe do alcance de crianças. Mesmo assim, se você não conseguir evitar a intoxicação por medicamentos, veja a seguir como proceder e socorrer quem estiver passando mal.

Ligue imediatamente para um serviço de emergência e peça socorro. Não faça respiração boca a boca na vítima, mas observe-a constantemente.

Procure frascos ou restos de medicação para identificar o que causou o mal-estar. Verifique se há algum antídoto indicado no rótulo ou na bula.

Caso o contato com o medicamento tenha sido pelos olhos, lave com água abundante por cerca de 15 minutos. Não tente qualquer outro procedimento sem ajuda médica.

Gostou das dicas de primeiros socorros? Deixe um comentário! E continue acompanhando as novidades de saúde do Vivo Mais Saudável.

TAGS
intoxicação medicamentosa
envenenamento
automedicação
remédio vencido

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ