Primeiros Socorros

15/07/2014 08:00 - Atualizado em 04/12/2016 05:55

Cortes profundos podem provocar hemorragia e morte. Saiba como agir em socorro

Cortes profundos devem ser atendidos com urgência.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Cortes profundos podem acontecer em acidentes em casa ou no trabalho. E devem ser cuidados com atenção, pois os primeiros socorros são importantes para garantir a saúde da vítima.

Primeiros socorros para cortes profundos

A prevenção é sempre o melhor remédio, mas mesmo tomando todos os cuidados aparentes e possíveis, o risco de acontecer um acidente sempre vai existir. 

No caso de cortes profundos, como em outras tantas situações, o fundamental é que se tenha alguém por perto capaz de realizar os primeiros socorros imediatamente. Por isso, vamos descobrir como agir nessa situação.

Avaliação

cortes-profundos

Foto: Shutterstock

Não se desespere antes de avaliar se o corte é mesmo profundo. Alguns lugares do nosso organismo têm mais vasos sanguíneos, ou eles se encontram mais vulneráveis, então podem favorecer um sangramento mais intenso, mesmo não significando uma situação grave.

Em uma escoriação ou corte superficial, o próprio organismo se encarrega de cicatrizar a lesão. Isso porque, na nossa corrente sanguínea, tempos plaquetas e proteínas, que se encarregam de formar coágulos, interrompendo o vazamento do sangue quando os vasos sanguíneos se rompem. É aquela famosa “casquinha” que se forma na pele – não arranque ela, é o a manifestação do seu corpo lhe protegendo.

De qualquer maneira, convém sempre lavar a área do corte com água e sabão, removendo resíduos e sujeira, evitando uma possível infecção. Para facilitar a coagulação, estanque o sangue com uma gaze ou pano limpos.

Cortes profundos exigem urgência

Mas se o corte for profundo, aí é necessário tomar medidas urgentes. A primeira dela é trabalhar para estancar o sangramento.

Ao socorrer a vítima de um acidente com cortes profundos, antes de tudo, respire fundo e mantenha a calma. O nervosismo e a pressa podem piorar a situação. Se a pessoa permanecer consciente, a necessidade de você manter-se tranquilo aumenta, pois uma reação desesperadora pode impressionar a vítima, o que dificulta a situação.

Antes de dar as outras dicas, é bom lembrar o que não se deve fazer. Jamais utilize álcool, pomada ou outro tipo de desinfetante para limpar o local do corte – use apenas água. Jamais assopre a região do ferimento, pois isso pode transportar microrganismos da sua boca para a corrente sanguínea da vítima, ocasionando uma infecção.

Passo a passo:

1 - Higienização

Para começar os primeiros socorros, não é demais frisar novamente que a higienização das mãos com água e sabão é fundamental. Evite tocar no local do corte se elas não estiverem limpas.

2 - Identificação e limpeza

Primeiro, identifique o local do corte. Isso pode ser difícil devido à grande quantidade de sangue, então você pode precisar passar água corrente na região onde há o sangramento, para então identificar o ponto exato. Um pano embebido em água pode facilitar esse processo.

3 - Repressão do sangramento

Com o local limpo e identificado o corte, pegue uma compressa limpa e pressione na área por 5 ou 10 minutos, ou então o suficiente para que o sangramento amenize.

4 - Avalie e chame uma ambulância

Cortes em diferentes locais do corpo têm níveis de gravidade diferentes, então cabe a você ter o bom senso na hora de procurar ajuda médica. Se o ferimento é na cabeça, enquanto presta os primeiros socorros, chame uma ambulância, ou então transporte o ferido a um pronto socorro.

E aí, as dicas foram úteis ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência! 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ