Primeiros Socorros

02/10/2014 01:25 - Atualizado em 03/12/2016 01:17

Confira o que fazer no socorro a uma vítima de trauma craniano

Como sintoma, trauma craniano pode ter perda de sangue pelas narinas ou ouvidos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O trauma craniano tem origem principalmente em acidentes de trânsito, em impactos durante a prática de uma atividade física, em acidentes domésticos e de trabalho, em quedas e em agressões. Assim como acontece em qualquer tipo de fratura, o atendimento médico imediato é essencial para minimizar as sequelas e potencializar o tratamento.

trauma-craniano

Como agir em caso de trauma craniano

A primeira atitude a ser tomada quando um trauma craniano é percebido - ou mesmo quando há apenas a suspeita de que ele tenha ocorrido - é chamar o socorro médico em caráter de emergência. Depois disso, alguns passos devem ser seguidos:

- Procure acalmar a vítima: se a pessoa estiver consciente, converse com ela, explique que o serviço de emergência já foi acionado e que em breve ela estará se dirigindo a um hospital, onde será analisada por especialistas. Manter a vítima calma, sem mover-se, é fundamental para evitar que algum tipo de lesão seja agravada.

- Avalie as funções vitais: confira se a vítima está respirando de forma pausada e regular e se o batimento cardíaco não está acelerado.

- Não dê nada para beber: em caso de hemorragia, existe a possibilidade de ser necessária uma cirurgia, que apenas deve ser realizada em jejum. Além disso, não ingerir água pode prevenir a ocorrência de vômitos.

- Aplique compressas geladas: as compressas geladas atenuam a dor na região atingida e podem ajudar a reduzir possíveis sangramentos, já que comprimem os vasos sanguíneos.

- Evite mover a pessoa: traumas cranianos podem ser acompanhados por lesões na coluna cervical, principalmente se a causa for um acidente de trânsito. Mover a pessoa de forma indevida pode agravar a lesão, portanto procure imobilizar a região enquanto o apoio médico não chega.

trauma-craniano

Sintomas do trauma craniano podem demorar a aparecer

Os sintomas de que um trauma craniano ocorreu nem sempre aparecem nas primeiras horas após o trauma. Por isso, é necessário avaliar a situação com cuidado e observar a vítima com atenção em até 72 horas após o impacto.

Alguns dos sintomas incluem:

- Perda de sangue pelas narinas ou ouvidos.

- Inconsciência.

- Náuseas e vômitos.

- Sonolência.

- Diminuição da lucidez.

- Alterações de equilíbrio.

- Perda da visão.

- Convulsões.

- Dor de cabeça forte e continuada.

- Confusão mental.

- Formigamento.

- Instabilidade emocional.

- Perda de memória.

- Movimentos estranhos nos olhos.

- Febre.

Crânio tem função de proteger cérebro

O cérebro tem função essencial e complexa no corpo humano, com recuperação difícil em caso de lesão. Por isso, a função do crânio é fundamental: proteger o cérebro. Como o crânio é extremamente rígido e o cérebro macio, uma lesão pode vir a gerar um hematoma, comprimindo o cérebro dentro da caixa craniana e causando lesões neurológicas. Por possuir uma infinidade de artérias, vasos e veias, lesões hemorrágicas também são comuns quando um ocorre um trauma craniano.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
primeiros socorros
machucados
médicos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ