Primeiros Socorros

08/10/2014 02:41 - Atualizado em 18/12/2016 03:01

Confira dicas para prestar auxílio em casos de luxação

Veja o que fazer para ajudar alguém que tenha sido vítima de uma luxação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Mais comum do que se imagina, a luxação consiste no deslocamento abrupto e duradouro de pelo menos um dos ossos que compõem uma articulação. Normalmente é associada à alguma fratura e costuma ser desencadeada por um trauma específico.

luxacao

Como ninguém está livre do problema, entender a lesão e saber como prestar auxílio pode fazer a diferença no momento de socorrer alguém que seja vítima de luxação.

O que é luxação

As luxações são divididas em dois grandes grupos: na completa, os ossos formadores da articulação ficam totalmente separados; na incompleta ou subluxação, a separação dos segmentos ósseos é pequena.

As luxações podem ocorrer em praticamente todas as articulações do corpo, mas as áreas mais afetadas são os ombros, dedos, joelhos, tornozelos e pés, em virtude da maior exposição a traumas a lesões.

Os primeiros socorros para os casos de luxação são:

- Acima de tudo, não forçar a articulação ou o membro afetado

- Controlar a dor por meio da ingestão de algum medicamento analgésico, como o paracetamol

- Levar a vítima para o pronto-socorro mais próximo tomando o máximo de cuidado para não agravar o problema, pois apenas um médico ortopedista deve fazer o realinhamento da estrutura danificada.

A situação pode piorar se alguém não especializado tentar recolocar a articulação no lugar. O tratamento errado pode causar problemas vasculares e afetar o sistema nervoso periférico, o que provoca ainda mais dor na vítima.

É muito importante que a articulação seja restaurada o mais rápido possível, pois o suprimento sanguíneo da área afetada pode ficar prejudicado em caso de demora.

Causas da luxação estão associadas a impactos

Boa parte das vezes, o problema está associado a acidentes domésticos ou à prática de exercícios físicos, podendo ser causada por:

- Queda

- Fratura

- Traumatismo direto ou indireto

- Lesão congênita

- Frouxidão ligamentar, capsular ou muscular gerada por doenças crônicas como artrite, artrose.

Existe a possibilidade de a luxação ser acompanhada por danos nos músculos, ligamentos e tendõesOs principais sintomas são:

- Incapacidade de realizar movimentos

- Inchaço na área afetada

- Dor na articulação

- Proeminência óssea

- Fratura óssea exposta

- Deformidade na articulação.

Tratamento da luxação pode incluir cirurgia

O tratamento é realizado por meio da ingestão de analgésicos para suportar a dor e do reposicionamento da articulação. Esse procedimento é perigoso e só deve ser realizado pelo médico, pois exige prática e especialização. Em alguns casos extremos, pode ser necessária a realização de uma cirurgia para o correto posicionamento ósseo, efetuada sob anestesia geral.

Após a fase de recuperação e imobilização, é importante fazer fisioterapia de forma regular para que os músculos, os tendões, os ligamentos e a própria cápsula articular retomem a consistência original.

Gostou das nossas dicas sobre luxação? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
lesões
primeiros socorros

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ