Primeiros Socorros

27/08/2014 04:49 - Atualizado em 05/12/2016 11:49

Como socorrer casos de intoxicação com o mercúrio do termômetro

Saiba quais as primeiras medidas em casos de intoxicação com o mercúrio do termômetro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É quase regra em todas as casas que possuem crianças que se tenha um termômetro para medir a temperatura em caso de suspeita de febre. Medir a temperatura é importante para o diagnóstico de algumas doenças, e essa ferramenta auxilia bastante os pais nestas ocasiões. De qualquer forma, deve-se tomar muito cuidado com uma possível intoxicação com o mercúrio do termômetro, no caso de ele quebrar ou na hora de descartá-lo.

intoxicacao-com-o-mercurio-do-termometro

Apesar de utilizarem uma pequena quantidade do metal, pode ocorrer intoxicação com o mercúrio do termômetro, pois se trata de uma substância pesada para o organismo. O contato de mercúrio com a pele, em estado líquido, dificilmente chegará a ser prejudicial para a saúde se acontecer por um período curto.

Por outro lado, a intoxicação com o mercúrio do termômetro pode ocorrer por meio da inalação do metal, que em 80% dos casos vai diretamente para a corrente sanguínea e pode causar diversos transtornos. Dependendo da quantidade de mercúrio que a pessoa fica exposta ela pode apresentar sintomas como tosse, falta de ar, dor no peito, irritabilidade, tremores e irritação nos olhos.

Como evitar a intoxicação com o mercúrio do termômetro

- Tire crianças e bichos de estimação do local para evitar que eles entrem em contato com o metal e não sofram a intoxicação com o mercúrio do termômetro.

- Procure abrir as janelas para manter o ambiente ventilado. Deixe o local vazio por aproximadamente 15 minutos. Caso a criança tenha tido contato com o produto, descarte as roupas e a leve para o banho enquanto o local da casa atingido fique arejado.

- Coloque luvas de borracha.

- Com uma lanterna, ilumine as bolinhas de mercúrio que se espalharam.

- Utilize um pedaço de papelão para juntar as bolinhas de mercúrio que ficaram no chão.

- Com o auxílio de uma fita adesiva, recolha o mercúrio que se cola na fita e coloque em um saco plástico, junto com os pedaços de vidro. É importante deixar a sacola bem fechada.

- Utilize um pano úmido com um pouco de água sanitária para limpar o ambiente e descarte este pano após a limpeza, juntamente com as luvas, em outro saco plástico.

- O descarte dos sacos que contém os restos de mercúrio é, também, muito importante. O adequado é levar até um posto que recolha pilhas e baterias para que eles não tenham nenhum tipo de contato com a natureza.

Primeiros socorros para intoxicação com o mercúrio do termômetro

Antes de qualquer outro procedimento, é importante que o local que teve contato e a intoxicação com o mercúrio do termômetro seja lavado com água e sabão para remover a substância.

Se o contato for com os olhos o adequado é lavar bem com água corrente. Em caso de inalação, é essencial que a pessoa busque atendimento médico para que sejam tomadas algumas providências.

Os médicos farão com que o mercúrio inalado seja aspirado para fora dos pulmões do paciente ou darão medicamentos conhecidos como “quelantes de mercúrio” que ajudam na remoção do metal do organismo.

Gostou das nossas dicas de primeiros socorros? Compartilhe!

TAGS
intoxicação
crianças
saúde
primeiros socorros

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ