Primeiros Socorros

22/12/2015 02:00 - Atualizado em 27/11/2016 09:44

Chá para dor no estômago nem sempre resolve

O desconforto pode ser sinal de algum problema mais grave e merece atenção.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha sofrido com uma dor no estômago. O desconforto pode ter diversas causas e, geralmente, não é motivo de preocupação. No entanto, quando o problema vem acompanhado de outros sintomas ou ocorre de maneira constante, é preciso atenção.

Confira a seguir alguns hábitos que ajudam a amenizar o quadro e veja também como se prevenir das dores e do mal-estar.

mulher toma chá para curar dor no estômago

Dor no estômago? Saiba o que fazer

A dor ocorre quando há um excesso na liberação do ácido que ajuda a digerir os alimentos. O mal-estar costuma ser passageiro, especialmente quando não está relacionado a outros problemas. Para esses casos, as soluções são tão simples quanto os chás digestivos preparados pela vovó.

Coma bem

Se você está com dor no estômago, evite refeições pesadas. Prefira alimentos mais leves, que acalmarão o sistema digestivo, como iogurtes ou sopas. Um chá e um antiácido comum também podem ser benéficos para um alívio mais rápido.

Descanse

O cansaço e o estresse são grandes vilões da saúde. Por isso, procure deitar de costas por alguns momentos e, se preferir, utilize uma bolsa de água morna ou massageie levemente a região. Dormir também é uma alternativa para tratar a dor.

Já nos casos de dor constante no estômago, é possível que o suco gástrico tenha agredido ou até inflamado a parede do órgão, causando gastrite e úlceras. Para esses episódios, a indicação é procurar o atendimento médico adequado para que o profissional possa fornecer a medicação certa, após identificar o que causou o problema.

Saiba Mais
Diarreia contínua causa desidratação e exige prevenção
Probióticos ajudam a equilibrar a flora intestinal
Bactéria H. pylori aumenta o risco de câncer de estômago

Rotina saudável sempre!

Para prevenir o desconforto da dor no estômago, o melhor remédio é apostar em um dia a dia mais saudável. Um cardápio rico em nutrientes é uma maneira de manter o organismo fortalecido e os órgãos funcionando perfeitamente.

Evite alimentos industrializados em excesso e prefira sempre os produtos orgânicos e integrais, que contribuem para o bom fluxo intestinal. As fibras - presentes em frutas, legumes e cereais - desempenham um papel importante na digestão e devem fazer parte do cardápio diariamente.

Além de uma alimentação equilibrada, manter uma vida ativa também é essencial. A prática regular de atividades físicas não só previne a obesidade, como protege o corpo de diversas doenças respiratórias e cardiovasculares. Além disso, é uma forma de diminuir os níveis de estresse e, consequentemente, minimizar as chances de desenvolver úlceras nervosas.

Com pequenos cuidados diários, é possível eliminar as dores de estômago da sua rotina e desfrutar de mais qualidade de vida ao lado da sua família. Ainda assim, lembre-se: se o sintoma persistir, você deve procurar um médico. A maneira mais eficaz de identificar problemas e tratá-los precocemente é ficar atento aos sinais do próprio organismo.

Você costuma ter dor no estômago com frequência? O que achou das nossas dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde do Vivo Mais Saudável.

TAGS
azia
má digestão
indisposição
dor de barriga

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ