Primeiros Socorros

07/03/2016 03:00 - Atualizado em 08/12/2016 10:33

Aprenda primeiros socorros para ferimentos diversos

Guia do SAMU orienta a como agir em diferentes situações.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Sofrer ferimentos, seja qual for a gravidade, é algo a que todos nós estamos sujeitos. Em casos como esses, a melhor saída é estar preparado para quando o infortúnio acontecer com você ou com alguém próximo. Prestar os primeiros socorros de maneira bem-feita pode fazer toda a diferença para evitar complicações.

vítima com ferimentos na perna

Dicas do SAMU para combater ferimentos

Pensando nisso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) lançou recentemente um Manual de Primeiro Socorros para Leigos. Confira dicas do órgão e esteja preparado para essas eventualidades.

1. Traumas

Quando acontece algum trauma, existem quatro orientações principais: controle da coluna cervical, avaliação da respiração, procura por sinais de hemorragia e avaliação neurológica. Cada uma das etapas é igualmente importante e precisa ser seguida na ordem apresentada.

O controle da coluna cervical serve para evitar qualquer possibilidade de lesão mais grave no local. Em seguida, verifique o nível de respiração do indivíduo por meio dos movimentos do tórax e do abdômen. Na sequência, procure por algum sangramento externo; caso encontre, faça uma compressão até a chegada do atendimento especializado.

A avaliação neurológica, por sua vez, serve para ver se o paciente está em alerta, inconsciente ou semiconsciente. Converse com o indivíduo e veja se ele consegue responder aos estímulos verbais solicitados. Até o socorrista chegar, recomenda-se também:

- Gelo local

- Elevação do membro contundido

- Imobilização do membro.

2. Queimaduras

Queimaduras podem ser decorrentes de várias causas, como objetos quentes, substâncias químicas, raios, entre outras. Nesses casos, independentemente do grau da lesão, recomenda-se:

- Se a vítima estiver com as vestes em chamas, tente apagar o fogo com um cobertor

- Lave os ferimentos em água corrente por aproximadamente 15 minutos, no caso de pequenas queimaduras

- Não estoure as bolhas e nem tente utilizar soluções caseiras como manteiga, babosa e pasta de dente para tentar combater as queimaduras.

3. Insolação

Outro acidente comum que pode causar ferimentos é a insolação, distúrbio ligado ao aumento da temperatura corporal devido à exposição excessiva ao calor. Os primeiros socorros prestados nesses casos devem ser:

- Levar a vítima para um local fresco e arejado

- Afrouxar ou retirar as vestes, se necessário

- Deitar a pessoa, mantendo a cabeça ligeiramente levantada

- Hidratar a pele.

4. Intoxicação

Outro acidente doméstico corriqueiro acontece em virtude de uma intoxicação ou envenenamento. Para tratar de casos dessa natureza, você deve:

- Acalmar a vítima e mantê-la em repouso com a cabeça levantada

- Questionar qual foi produto ingerido, quanto tempo faz e se houve vômito espontâneo ou provocado

- Não estimular o vômito e ligar imediatamente para o Centro de Informações Toxicológicas (CIT), local para mais informações.

Aprenda técnicas de primeiros socorros

Com posse dessas informações, você já pode ajudar a prestar os primeiros socorros em algumas situações de emergência. Agora, se quiser estar preparados para outros casos, como ataque cardíaco, choque elétrico e acidente vascular cerebral, vale apena conferir outras dicas de saúde aqui no Vivo Mais Saudável. Não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

TAGS
emergência
socorrista
feridas
SAMU

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ