Primeiros Socorros

22/05/2016 06:00 - Atualizado em 26/06/2017 04:55

Aprenda como tratar queimaduras em casa

Lesões graves, com bolhas e necrose, exigem atendimento especializado.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabe como tratar queimaduras em casa? Existem detalhes que diferenciam as lesões e que devem ser levados em conta na hora de escolher a medicação. Essas informações são importantes para garantir uma melhor recuperação da pele.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a queimadura é uma lesão que pode ser provocada por fatores como calor, frio, eletricidade, produtos químicos, radiação e até fricção. O machucado pode destruir parcial ou totalmente a pele, atingindo pelos, músculos e ossos. Por isso, conhecer a melhor forma de remediá-lo é essencial.

como tratar queimaduras: paciente em pronto-socorro

Tipos de queimaduras

Algumas características específicas determinam os tipos de queimaduras e os tratamentos mais adequados para cada uma. Veja quais são as lesões e seus principais traços.

- 1º grau: a lesão atinge a camada mais superficial da pele. As marcas têm tom avermelhado, temperatura elevada e sensação dolorida. Um exemplo são as queimaduras pós-sol.

- 2º grau superficial: podem surgir bolhas e há muita dor no local.

- 2º grau profunda: é menos dolorosa. A base da bolha é branca e ressecada. Pode acarretar o desenvolvimento de cicatrizes na pele.

- 3º grau: atinge todas as camadas da pele, mas não causa dor. As lesões podem chegar até os ossos e gerar sérias complicações, como a necrose e a consequente perda de tecidos.

Aprenda como tratar queimaduras

O mais indicado é que as lesões decorrentes de queimaduras sejam analisadas por um especialista. O diagnóstico é importante para a escolha do melhor tratamento e para diminuir as dores. Receitas caseiras, como utilizar amido de milho e hidratante, não devem ser praticadas, pois podem facilitar o contágio por bactérias e piorar o quadro.

Ainda assim, alguns cuidados básicos podem ser tomados antes da chegada do socorro especializado. Confira:

Queimadura de 1º grau

Faça compressas com água fria nas lesões. Óleos minerais e vaselina líquida podem ser aplicados para manter a pele hidratada. Produtos como pasta de dente e manteiga são terminantemente proibidos. O uso de um analgésico pode contribuir para o controle das dores.

Queimadura de 2º grau superficial

Um profissional de saúde deverá retirar o líquido presente dentro das bolhas, mas sem remover a pele. Curativos de sulfadiazina de prata ou de nitrato de cério, além de higienização com água e clorexidina, também podem ser administrados pelo profissional. O protetor solar é essencial para evitar que as marcas virem manchas permanentes.

Queimadura de 2º grau profunda e de 3º grau

A internação hospitalar é necessária. De acordo com a SBD, pode ocorrer manifestações sistêmicas como desidratação e desequilíbrio de minerais. Ainda, pode ser necessária a remoção de tecidos necrosados e a realização de enxertos. O paciente deve tomar vacina antitetânica, ingerir líquidos e manter a região afetada elevada.

Aprendeu como tratar queimaduras? Então aproveite para compartilhar o artigo com seus amigos e familiares! E não deixe de conferir as dicas de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
tipos de queimaduras
graus de queimaduras
lesão
receitas caseiras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ