Primeiros Socorros

27/06/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 11:46

Aprenda a socorrer casos de corte na cabeça

Corte na cabeça é comum em acidentes domésticos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O corte na cabeça é um acidente que pode acontecer nas mais diversas situações. Até em casa, por culpo de um piso escorregadio. Por isso, veja quais são os primeiros socorros para esse caso.

Acidente com corte na cabeça

Ao contrário do que se pode pensar, não é apenas em esportes radicais ou outros momentos potencialmente arriscados que podemos machucar a cabeça. Muitas vezes, acontece em ambiente familiar mesmo, quando, por exemplo, um morador da casa escorrega no chão molhado da cozinha e se choca com a quina de um móvel.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Ninguém quer que um acidente desses aconteça, mas é bom estar preparado. Então, você sabe o que fazer para socorrer um caso de corte na cabeça?

Primeiros socorros para o corte na cabeça

Confira abaixo as nossas dicas:

Mantenha a calma

O primeiro passo é manter a calma. Desesperar-se sempre piora tudo. Um corte na cabeça, algumas vezes, pode apresentar um sangramento muito intenso, mesmo que a lesão seja superficial. Isso porque na cabeça temos uma quantidade muito grande de vasos sanguíneos se compararmos com outras partes do corpo. Portanto, não se assuste em demasia se sair bastante sangue do corte na cabeça – deixar todo mundo mais tenso pode atrapalhar. É claro que, dependendo da gravidade da situação, manter a calma é mais difícil. Nesses casos respire, controle-se e concentre-se no que você deve fazer.

Limpe a ferida

Higienize as suas mãos com água e sabão antes de tocar no corte. Depois use água para limpar o local da ferida e identificar o ponto exato do corte. Pode ser usado um pano limpo, umedecido com água filtrada, para tirar o excesso de sangue que escorre. Jamais, em uma situação de acidente que cortou uma parte da cabeça, aplique álcool, pomada ou algum tipo de desinfetante na região machucada. Restrinja a limpeza à água e sabão. Você também não deve assoprar a área do corte, pois pode transferir microrganismos nocivos da sua boca para a ferida, gerando uma proliferação de germes.

Estanque o sangue

Agora que você limpou o local e sabe o ponto exato do corte, mantenha a compressa úmida pressionada sobre essa área por 5 ou 10 minutos, para que o sangramento pare. Normalmente esse tempo é o suficiente para estocar o sangue. Caso o ferimento seja mais profundo, pode ser necessário que a pessoa leve pontos. Se o caso é esse, convém levá-la para um hospital e verificar se está tudo bem. Para o transporte, mantenha uma gaze no local com esparadrapo, trocando sempre que estiver empapada de sangue.

Busque auxílio médico

Se há dúvidas sobre a gravidade da lesão, não hesite e leve a vítima para um hospital mesmo assim. Lá, o médico saberá quais são as próximas providências a serem tomadas. Quanto mais feio o acidente, maior a urgência do transporte.

Fique atento aos sintomas pós-acidente

Alguns sintomas podem surgir passadas horas depois do acidente. Pode ser que o corte seja superficial, mas surgem efeitos como sonolência, dor de cabeça, desequilíbrio, vômito, sangramento pelo nariz ou pelo ouvido. Nesses casos, a assistência médica deve ser procurada com urgência e os sintomas relatados. Eles podem ser em decorrência não somente do corte, mas de uma possível pancada na cabeça. O médico deverá encaminhar os exames necessários para fazer o diagnóstico correto.

Se você achou o texto interessante, deixe seu comentário ou compartilhe sua experiência. 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ