Primeiros Socorros

26/02/2016 06:00 - Atualizado em 05/12/2016 05:29

Aprenda 6 noções básicas de primeiros socorros

O principal é manter a calma e acionar os serviços de emergência.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Acidentes não avisam quando vão acontecer. É por isso que você deve ter noções básicas de primeiros socorros.

A primeira dica é não entrar em pânico. A vítima precisará de alguém calmo o bastante para prestar o atendimento e acionar algum serviço de emergência, como o SAMU (192), o Corpo de Bombeiros (193) ou até mesmo a Polícia (190).

A seguir, confira como ajudar em diferentes situações.

mulher com noções básicas de primeiros socorros presta socorro

6 noções básicas de primeiros socorros

1. Acidente de carro

Observe a vítima e procure identificar lesões. Se ela estiver consciente, pergunte sobre possíveis dores. Nunca dê alimentos ou bebida para um acidentado. Tampouco mova a pessoa de lugar. Mantenha contato visual e converse com ela enquanto aguarda os socorristas.

2. Parada cardiorrespiratória

Falta de respiração ou de pulsação, rosto ou pontas dos dedos roxas, temperatura corporal baixa, inconsciência e dificuldade para se mover são alguns dos sintomas. O procedimento de emergência é a massagem cardíaca combinada com a respiração boca a boca.

Posicione as duas mãos sobre o peito da vítima. Faça pressão com pequenos intervalos. Deixe a cabeça da vítima para trás, com o queixo erguido. Tampe as narinas dela, abra a boca e encha seus pulmões de ar. A frequência deve ser de um sopro para cada cinco massagens cardíacas. Repita até que o paciente volte a ter pulsação.

3. Queimadura

Lave a região afetada com água limpa e em temperatura ambiente. Jamais aplique gelo ou sabonete sobre o ferimento.

Essa dica vale apenas para queimaduras por fogo. Quando o ferimento for por substâncias químicas, deve-se verificar se esse item não reage ao entrar em contato com a água. Cubra a região com uma gaze limpa e vá imediatamente ao pronto-socorro.

4. Corte

Higienize o local afetado com muita água. Não se esqueça de lavar as mãos com sabonete antibacteriano. Com um pano limpo ou uma gaze, faça pressão no corte até diminuir o sangramento. Cubra com uma nova gaze e fixe com a ajuda de uma fita micropore. Vá ao médico, caso o ferimento seja profundo e demande pontos. Não deixe o machucado exposto.

5. Fratura

Ossos quebrados pedem imobilização. Transporte a vítima no colo. Leve o acidentado para o médico em caso de qualquer ruptura. As fraturas expostas pedem proteção com gaze ou pano limpo. Nunca encoste, aperte ou tente colocar o osso no lugar.

6. Choque elétrico

Não toque na vítima antes de desligar a corrente elétrica. Afaste o acidentado com um cabo de vassoura seco. Analise se a pessoa está respirando e se a língua não está impossibilitando a entrada de ar. A massagem cardíaca é recomendada nos casos de inconsciência.

Kit de primeiros socorros

Ele pode facilitar os cuidados e evitar consequências mais graves de acidentes. Veja a seguir como montar o seu kit de primeiros socorros com os itens indispensáveis para o tratamento de diferentes problemas.

- Algodão para limpar os machucados

- Esparadrapo para fixar os curativos

- Gaze para cobrir os ferimentos

- Luvas de látex para manusear a região

- Soro fisiológico para higienizar o local

- Termômetro para medir a temperatura corporal

- Tesoura para cortar gaze e esparadrapo

- Ataduras para envolver a área machucada

- Analgésico para diminuir as dores

- Antitérmico para establilizar a temperatura

- Antisséptico para evitar a proliferação de bactérias.

Que achou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outros artigos de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
emergência
segurança
acidente
socorrista

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ