Primeiros Socorros

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 05/12/2016 04:19

Água fria ou quente? Saiba mais sobre o uso adequado da compressa

Indicada para amenizar dores e tratar lesões, a compressa é um tratamento fácil a acessível a todos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A compressa é uma forma de tratamento fácil, rápida e barata que pode servir para amenizar quadros de dor no dia a dia. Muitas vezes, não se faz necessário o uso contínuo de algum medicamento para determinadas lesões: bolsas de gelo, água fria ou água quente podem apresentar resultados satisfatórios em diferentes tratamentos. 

compressa
Uso da compressa, contendo água quente ou fria, é indicado para amenizar as dores. Foto: Shutterstock

Tipos de compressa

Cada compressa tem uma finalidade benéfica para determinada região do corpo como, por exemplo, a bolsa de água fria, que é ideal para torção e distensão muscular. Já quando ela leva água quente, oferece benefícios para cólica menstrual, contraturas, artrite e dores crônicas. Veja a seguir algumas dicas sobre como utilizar este artifício para amenizar dores e lesões em situações diversas.

Inchaço no corpo 

Lesões bruscas ou o aumento de líquidos em determinada região do corpo podem ser responsáveis pelo inchaço, que pode durar dias ou até semanas. Para esta finalidade, a compressa ideal é a fria, que pode ser feita com uma bolsa de gelo.

Além de diminuir o inchaço causado pela pancada, o gelo age como anestésico e diminui a dor que o indivíduo sente no local da lesão. A compressa fria deve ser utilizada nas primeiras 48 horas após o trauma, para evitar que o local fique roxo e prevenir o inchaço.

Se a dor e o inchaço não diminuírem, procure um médico para que ele receite algum tipo de medicamento usado paralelamente ao gelo.

Dores na coluna

Vários fatores podem influenciar para que você venha a ter dores na coluna. Entre elas, estão uma postura inadequada, fraqueza de músculos, esforço em excesso na região, estresse dia a dia, excesso de peso, gravidez e dormir em uma posição desconfortável para a coluna. 

Este tipo de dor incomoda muito para realizar atividades simples do cotidiano, como varrer, dirigir ou cozinhar, impedindo a pessoa de ter uma vida saudável. A compressa de água quente pode ser uma forma fácil de diminuir este problema e amenizar as dores na região. 

Utilize uma toalha ou bolsa com água quente para colocar sobre a coluna até sentir que a água esfrie. Este tipo de compressa estimula uma melhor circulação do sangue e reduz a possibilidade de inflamação no local.

Calor após uma injeção

Se você é daquelas pessoas que sente calafrios ao ouvir falar em injeção e já se arrepia só de ver uma agulha, uma compressa de água quente pode ser sua aliada. Na maioria das vezes, o local fica ardendo por algum tempo, e a água quente serve para aliviar a dor e relaxar a musculatura do local onde a vacina foi aplicada. 

Além disso, o calor ajuda a espalhar a substância da vacina, o que faz com que o efeito seja sentido de maneira mais rápida. Após o uso da compressa, o repouso também ajuda a potencializar os benefícios da injeção.

Compressa mista

Em casos de recuperação de uma fratura, quando o local ficou muito tempo imobilizado, a circulação de sangue fica prejudicada. O uso intercalado de compressa quente e fria serve para ativar a circulação e choque térmico faz melhorar a qualidade dos movimentos.

Leia também:

Acupuntura ajuda a tratar estresse

Cura pelos pés: conheça a reflexologia podal

Veja como manter a calma em momentos de tensão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ