Primeiros Socorros

02/06/2016 02:00 - Atualizado em 22/06/2017 10:09

Acidentes em escada rolante podem ser evitados

Segurar o corrimão e ficar atento aos pequenos são maneiras de zelar pela segurança de todos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A popularização da escada rolante em espaços públicos é um exemplo da busca contemporânea por mais conforto. Porém, quando não usada de maneira correta, ela pode se tornar um perigo para as pessoas. A repetição de acidentes envolvendo o equipamento reacende o debate sobre normas de segurança. Confira a seguir algumas dicas indispensáveis.

homens em escada rolante

Segurança e cautela na escada rolante

Embora não existam estatísticas oficiais sobre acidentes em escada rolante no Brasil, não é raro se deparar com casos de vítimas do equipamento. Ao contrário do que muitos pensam, ela não é um item de acessibilidade, mas, sim, um transporte de alto tráfego. Ou seja, pessoas com dificuldades de locomoção e crianças devem utilizá-lo apenas com acompanhamento.

Os acidentes mais comuns envolvem parte de roupas ou do corpo que acabam presas nas brechas existentes entre os degraus. Além disso, casos de quedas também são bastante frequentes, geralmente causados por falta de equilíbrio ou uso incorreto do corrimão.

Para sua maior segurança, não corra nas escadas rolantes. O ideal é manter-se parado durante o percurso. Procure sempre segurar o corrimão e evite utilizar o equipamento enquanto estiver com as mãos ocupadas - carregando sacolas de compras, por exemplo.

Se você estiver calçando sapato de salto alto, tenha cuidado para que ele não acabe preso na própria escada, podendo colocar a sua integridade física em risco.

Outra dica importante é, antes de subir, certificar-se de que seus cadarços estejam amarrados. Já se você estiver de vestido ou saia longa, procure segurá-la de forma que não acabe presa no equipamento.

Cadeirantes ou indivíduos com muletas devem usar o elevador, não a escada rolante.

De olho nas crianças

É muito comum que as crianças se envolvam em acidentes nas escadas rolantes. Para garantir a segurança dos pequenos, os pais devem ter atenção redobrada ao utilizarem esse meio de transporte.

É natural que algumas crianças acabem fascinadas pela novidade e ignorem os avisos de segurança. Por isso, os pais devem acompanhar os filhos no percurso, ensinando-os a segurar no corrimão. Os pequenos também devem ser orientados a não correr, caminhar ou sentar-se nas escadas.

Pais com bebês de colo não são incentivados a usar o equipamento. Nesses casos, o elevador garante mais segurança.

Oriente seus familiares, desde as crianças até os idosos, sobre os perigos da escada rolante. Com cuidado e seguindo as regras de segurança, é possível minimizar as estatísticas de acidentes. E, depois de compartilhar o artigo, não deixe de conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável!

TAGS
segurança
acidente
queda
boas práticas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ