Primeiros Socorros

04/11/2014 01:00 - Atualizado em 08/12/2016 12:05

Acidente de carro: Veja como prestar socorro às vítimas

Acidente de carro é uma das principais causas de mortes no Brasil.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os números não são animadores: segundo um estudo realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, os acidentes de trânsito aumentaram 49% no Brasil na última década. Anualmente, mais de quarenta mil pessoas morrem nas rodovias do país, número que faz do Brasil um dos campeões mundiais em óbitos no trânsito.

O acidente de carro está entre as principais causas de mortes no país. Nessa conjuntura, saber como prestar socorro pode ser fundamental para salvar uma vida, já que o primeiro atendimento costuma ser essencial.

Omitir socorro é crime

Antes de especificar como agir no caso de um acidente de carro, é importante salientar que o atendimento emergencial é uma obrigação prevista no código penal: omitir socorro é crime e pode provocar detenção de um a seis meses.

Código Penal - Omissão de socorro

Art. 135 - Deixar de prestar assistência, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à criança abandonada ou extraviada, ou à pessoa inválida ou ferida, ao desamparado ou em grave e iminente perigo; ou não pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pública.

Pena: Detenção de um a seis meses ou multa.

Parágrafo único: A pena é aumentada de metade, se a omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplica, se resulta em morte.

Acidente de carro exige atenção do socorrista

Os casos de pessoas que tentaram ajudar e foram atropeladas ou acabaram provocando outros acidentes é menos raro do que se imagina. É preciso entender que, antes de prestar socorro à vítima, o local precisa ser sinalizado de forma clara e os riscos de atropelamento eliminados.

Se possível, posicione seu carro a uma distância segura, como forma de proteger a pessoa acidentada e sinalizar o acidente. Apenas depois que os riscos foram eliminados é aconselhável prestar socorro.

acidente-de-carro

Primeiros socorros para acidente de carro

Solicite socorro imediatamente

Decorar os números nacionais de atendimento é importante: Polícia Militar: 190; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): 192; Bombeiros: 193.

Mantenha a calma

Ninguém reage de forma igual a situações de risco, e é difícil esperar atitudes racionais quando há desespero. É preciso entender, no entanto, que o descontrole só contribui para agravar a situação. Procure manter a calma acima de tudo.

Evite movimentar a vítima

Retirar a pessoa das ferragens de forma indevida tende a agravar os danos provocados pelo acidente de carro. Lesões na coluna cervical podem ser irreversíveis, portanto movimente a vítima apenas em casos extremos - quando há fogo ou risco de explosões.

Analise os sinais vitais

Se a vítima estiver consciente, converse com ela e procure passar tranquilidade, orientando-a a permanecer imóvel e explicando que o socorro médico já está a caminho. Se a pessoa não estiver consciente, é preciso agir de forma rápida, analisando a respiração e a pulsação.

Respiração artificial

As chances de reanimar uma vítima que deixou de respirar aumentam muito se a respiração artificial for executada até dois minutos depois da parada respiratória. Após desobstruir as vias aéreas, removendo tudo que possa dificultar a respiração, como dentaduras, tape as narinas, abra a boca e assopre fortemente, enchendo os pulmões de ar. Observe a aspiração e repita o procedimento após cinco segundos. Aja sem parar enquanto espera o socorro chegar.

Massagem cardíaca

Se não houver batimentos cardíacos (procure sentir o pulso e a artéria da veia jugular), inicie a reanimação cardíaca imediatamente: com o peso do corpo, faça compressões curtas e fortes com as palmas das mãos em uma posição três dedos acima do osso externo do peito, comprimindo e aliviando. Isso contribui para comprimir o músculo cardíaco e reanimar os batimentos naturais do organismo. Repita o procedimento com uma frequência de 60 compressões por minuto.

Gosta das nossas dicas de saúde e primeiros socorros? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
trânsito
saúde
primeiros socorros

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ