Para Eles

04/11/2014 07:01 - Atualizado em 10/12/2016 08:14

Fique atento aos sintomas da infecção urinária no homem

Infecção urinária no homem pode se manifestar com ardência forte.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Mais comum do que se imagina, a infecção urinária é causada por bactérias que se alojam no sistema urinário, provocando infecções e prejudicando o processo de produção e eliminação da urina. A doença é muito mais comum entre as mulheres, mas os homens não estão livres do problema. Conhecer os sintomas da infecção contribui para o diagnóstico precoce e pode evitar futuras complicações.

Infecção urinária pode atingir quatro partes do sistema urinário

Cientificamente chamada de Infecção do Trato Urinário (ITU), a popular infecção urinária pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário: rins, bexiga, uretra e ureteres. No entanto, esse tipo de infecção é mais comum na parte inferior do trato urinário, atingindo a bexiga e a uretra. A nomenclatura varia de acordo com a região afetada pelas bactérias:

- Cistite: infecção na bexiga

- Uretrite: infecção na uretra

- Pielonefrite: infecção nos rins

- Infecção nos ureteres.

infeccao-urinaria-no-homem

Sintoma mais comum é a dor ao urinar

Os sintomas da infecção urinária costumam ser bem característicos, facilitando a vida do médico e diminuindo a incidência de diagnósticos equivocados. Esteja atento aos seguintes sinais:

- Dor, desconforto ou ardência forte ao urinar

- Urgência para urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro

- Micções muito frequentes

- Acordar durante a noite para urinar

- Urina escura

- Urina acompanhada de sangue

- Urina com odor muito forte

- Incontinência urinária noturna

- Dor pélvica

- Dor no reto

- Febre, náuseas e vômitos.

Diagnóstico pode exigir exame de imagem

Em alguns casos, embora os sintomas sejam típicos da infecção urinária, pode ser necessária a realização de exames específicos para comprovar o diagnóstico da doença. Os exames de urina e de imagem são os mais comuns quando isso acontece:

- Exame de urina: é o método mais comum para garantir o diagnóstico. A urina é analisada no que diz respeito à presença de leucócitos e traços de sangue, além de germes e sinais de infecção.

- Cultura de urina: em alguns casos, o médico usa uma amostra de urina do paciente para cultivar a bactéria causadora da infecção em laboratório, a fim de identificar suas características e poder prescrever os medicamentos mais eficazes no combate. No entanto, o exame leva pelo menos três dias para ficar pronto.

- Exame de imagem: pode ser realizada uma tomografia ou ultrassom para identificar possíveis anormalidades no trato urinário. A utilização de contraste para destacar as partes do sistema urinário infectadas pode ser útil.

Algumas precauções ajudam a evitar a infecção urinária

As infecções afetam mais as mulheres porque porque o principal reservatório de bactérias do organismo é o intestino. Como o ânus é muito próximo da vagina, essa região corre o risco de ser colonizada com bactérias capazes de infectar o sistema urinário. Os homens têm a vantagem da distância entre o ânus e o canal da uretra do pênis, o que contribui para evitar as infecções.

Algumas recomendações simples podem ajudar a prevenir o problema, tais como:

- Beber muito líquido, especialmente água

- Garantir a limpeza do trato urinário após a micção

- Urinar depois de relações sexuais para esvaziar a bexiga

- Evitar usar calças muito apertadas

- Não segurar a urina por muito tempo.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
sintomas
saúde
infecção urinária

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ