Mulher

27/02/2015 06:00 - Atualizado em 03/08/2016 09:28

Vida saudável na melhor idade

"Mente sã, corpo são": aprenda a cuidar da sua saúde e garanta mais qualidade de vida na melhor idade.

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Redação

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As mulheres na melhor idade continuam mantendo o metabolismo muito parecido com as mulheres de 50 anos. Os hormônios sexuais - testoterona e estrogêneo – tendem a se estabilizarem. “Eles não têm mais como baixar”, explica a nutricionista funcional Marcela Reis.  

A partir dos 60 anos, é preciso acrescentar o cuidado com as questões neurológicas, ou seja, precisamos nos preocupar com a qualidade da memória e do raciocínio.

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O ômega 3, gordura insaturada presente principalmente nos peixes é uma gordura fundamental na construção dos neurônios. É interessante que a mulher a partir dos 60 anos consuma com mais frequência peixes como o atum, a sardinha e o salmão para aumentar a reserva do ômega 3 no organismo.

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Cuide do seu organismo como um todo

A colina, substância presente na gema do ovo, é importante para a função cognitiva e da memória. De acordo com Marcela Reis, é interessante que a mulher da melhor idade consuma em média 4 ovos por semana. “É importante esclarecer que a ingestão de 1 ovo por dia (sem ser frito) não causa prejuizo à saúde em termos de colesterol”, esclarece a nutricionista.

O ferro é outro nutriente importante nessa faixa etária. Ele faz parte do processo de formação da hemoglobina, responsável pela oxigenação do nosso organismo.

A oxigenação cerebral é muito importante para a manutenção do cérebro ativo. O ferro está presente principalmente em fontes animais, como carnes, peixes, aves e também no ovo e nos vegetais verdes escuros.

Dieta X Envelhecimento

Marcela Reis ressalta que outra coisa importante é reforçar os antioxidantes nessa idade. Os radicais livres são substâncias que o corpo produz naturalmente – durante o nosso processo de respiração – mas a gente sabe que esses radicais livres quando vão se acumulando no organismo eles começam a diminuir as atividades das nossas céulas, inclusive das células neurológicas.

Os antioxidantes são substâncias capazes de ligar os radicais livres, impedindo o prejuízo da nossa atividade celular. Esses antioxidantes são principalmente o selênio, o zinco e o cobre.

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Os cereais integrais são boas fontes desses antioxidantes. “A mulher da melhor idade deve incluir na sua dieta alimentos integrais e aumentar a ingestão das fibras como chia, linhaça, quinoa, amaranto e castanhas”, exemplifica a nutricionista. 

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