Mulher

19/08/2014 12:32 - Atualizado em 06/12/2016 10:57

Veja como você pode preparar os seios para amamentar

Cuidados adotados desde a gestação ajudam as mamães a preparar os seios para amamentar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Que o leite materno fornece ao bebê todos os nutrientes que ele necessita para o fortalecimento de sua imunidade, a maior parte das mamães já sabe. Mas nem todas sabem que é possível preparar os seios para amamentar e, assim, evitar as temidas rachaduras dos mamilos durante o período de amamentação.

preparar-os-seios-para-amamentar

Como preparar os seios para amamentar

Há técnicas que ajudam as mamães a preparar os seios para amamentar, que são capazes de fortalecer o bico do peito e estimular as glândulas mamárias, evitando, assim, eventuais fissuras.

Hidratação

Ao preparar os seios para amamentar, é preciso manter a hidratação natural dos mamilos. Para isso, recomenda-se que, ainda no início da gestação, eles passem a ser lavados com água apenas, ou seja, aconselha-se a não usar sequer sabonete.

Loções corporais só podem ser aplicadas nas mamas, isto é, aréola e mamilos ficam de fora do ritual de hidratação. Assim não se corre o risco de “amaciá-los” quando precisam ficar “resistentes”.

Sol

A exposição diária dos seios ao sol da manhã - leia-se antes das 10 horas ou no final da tarde, depois das 16 horas - ajuda a fortalecer a pele ao redor das mamas e é importante para preparar os seios para amamentar.

preparar-os-seios-para-amamentar

Para as mamães que não possuem local apropriado para banho de sol em casa, a dica é ficar próxima a uma lâmpada de 40W a 60W de modo que se possa sentir o calor da luz, mas sem encostar o mamilo no objeto para evitar queimaduras.

Sutiãs

Ainda quando grávida, em dias alternados, orienta-se a vestir sutiãs próprios para amamentação (com abertura), deixando-os abertos sob a roupa para que o contato com o tecido “caleje” o bico.

Conchas

As conchas de silicone podem igualmente estimular o mamilo, que precisa estar fortalecido para a sucção do bebê. Estas, aliás, são altamente indicadas para as mamães que possuem mamilo plano ou invertido. Disponíveis em farmácias e lojas de artigos para bebê, as conchas são aliadas na tentativa de projeção do bico do seio.

Orientação

Ainda entre as dicas para preparar os seios para amamentar, alguns médicos sugerem uso de bucha vegetal, mas o material, por vezes, acaba deixando os mamilos mais sensíveis. O ideal, portanto, é conversar com o médico para que ele avalie a necessidade.

Massagens são muito indicadas

As massagens dos seios não têm contraindicação e estimulam a preparação do corpo para a amamentação. Os passos são: pegar o bico do peito entre os dedos polegar e indicador e puxá-los até sentir ligeiro desconforto. Na sequência, bater levemente com as pontas dos dedos os bicos das mamas, de cima para baixo, a fim de enrijecê-los.

Um mês antes do parto indica-se o seguinte exercício: com as palmas abertas, dedo indicador para baixo e polegar para cima, escorregue as mãos em direção à aréola e bico, procurando juntá-los. Posicione os dedos polegar e indicador próximo ao bico da mama e afaste-o em direção contrária. Mantenha movimentos rotativos no bico.

Quando já estiver amamentando, procure usar absorventes para seios, especialmente os descartáveis, assim, ao colocá-los dentro do sutiã, você conseguirá manter os mamilos secos por mais tempo.

Caso a ponta dos seios rache mesmo com todos os cuidados, lembre-se que as pomadas de lanolina podem ser utilizadas para acelerar o processo de cicatrização, afinal, a amamentação deve ser um momento feliz entre mamãe e bebê. Portanto, nada de desconforto.

Viu? Não é tão difícil tomar algumas medidas para se preparar para a amamentação. Tem alguma dica? Compartilhe nos comentários!

TAGS
amamentação
leite materno
bebê

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ