Mulher

27/11/2014 05:51 - Atualizado em 04/09/2016 06:03

Veja como identificar os sintomas de diabetes na gravidez

Sintomas de diabetes na gravidez não são específicos o suficiente para diagnóstico sem exame de sangue.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Diabetes durante a gravidez aparece por conta da elevação dos níveis de açúcar existentes no sangue. Essa doença pode ser diagnosticada através de um exame de sangue, em que as taxas de glicose são conferidas. Descubra quais são os sintomas de diabetes na gravidez e como diagnosticá-la.

Diabetes na gravidez

A flutuação de hormônios na gravidez pode bloquear parcialmente a ação da insulina, importante para levar o açúcar do sangue para as nossas células. Há casos, em algumas mulheres, que o pâncreas entra em ação e regula a situação, permitindo que a insulina vá para as células.

Quando a gestante apresenta os sintomas de diabetes na gravidez, é possível que a insulina produzida não seja considerável para que o corpo consiga se abastecer com o resto da glicose no organismo.

As mulheres que têm mais chance de desenvolver diabetes na gravidez são aquelas que engordam muito durante a gestação. As mulheres com ovário policístico e com diabetes na família também podem ter mais chances de desenvolver o problema.

sintomas-de-diabetes-na-gravidez

Sintomas de diabetes na gravidez

Durante a gravidez, a paciente deve fazer consultas constantes para analisar as taxas de açúcar no sangue. Isso acontece porque somente em casos mais graves os sintomas de diabetes na gravidez aparecem. Estes são os mais comuns:

- Mal-estar

- Cansaço

- Sede

- Fadiga

- Maior apetite

- Maior urgência de urinar.

Exame para constatar os sintomas de diabetes na gravidez

Os sintomas de diabetes na gravidez não são específicos o suficiente para diagnosticar a doença. Para isso, é necessário um exame de sangue, que deve ser realizado em torno da 24ª semana de gestação. Se a doença for diagnosticada, avaliações constantes serão feitas, para analisar como está a situação da criança e também da mãe.

Ao chegar à clínica onde fará o exame, a gestante toma uma bebida de glicose. Após isso, de hora em hora, é retirada uma pequena quantidade de sangue, onde são analisados o tempo que o sangue costumam demorar para sumir do sangue.

1 hora depois: o nível de glicose não deve ultrapassar 180 mg/dl.

2 horas depois: o nível de glicose não deve ultrapassar 155 mg/dl.

3 horas depois: o nível de glicose não deve ultrapassar 140 mg/dl.

Tratamento do diabetes na gravidez

A forma de tratar, simples e fácil, pode ser feita através de uma dieta regulada e com alimentos saudáveis. Caso você esteja liberada, pode fazer exercícios físicos. Em apenas 20% dos casos as mulheres precisam usar a insulina, que é considerado um tratamento bom tanto para a mãe quanto para o filho. Para evitar diabetes, é importante manter uma alimentação bem balanceada, que seja rica em vitaminas e minerais.

Quer saber se você tem risco de desenvolver diabetes? Faça o teste! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
diabetes
gravidez
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ