Mulher

18/08/2014 04:59 - Atualizado em 03/12/2016 05:46

Veja como aumentar o leite materno em 6 passos

Com as nossas dicas, você aprende como aumentar o leite materno de forma simples e natural.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As sessões de amamentação são as únicas refeições do bebê nos primeiros meses de vida. Por isso, saiba como aumentar o leite materno, o alimento mais completo para o pequenino.

Como aumentar o leite materno

Fazer da amamentação um momento confortável para você e para o seu bebê é fundamental para a saúde de ambos. Isso porque o leite materno fornece todos os nutrientes e vitaminas que a criança precisa para fortalecer o organismo e se desenvolver de forma saudável.

como-aumentar-o-leite-materno

Veja 6 dicas abaixo:

Amamente de forma correta

O bebê precisa mamar de forma adequada, realizando uma pega correta. Isso faz com que a mama trabalhe e produza mais leite para repor o que foi mamado. Ele deve abocanhar toda a aréola do seio e não apenas o bico - assim você evita machucar o seio e previne que a criança fique com fome, pois sairá menos leite. Se a amamentação não for feita do jeito certo, a mãe terá mais dificuldade de produzir leite.

Respeite a vontade do bebê

Outra maneira de como aumentar o leite materno é respeitar a vontade do bebê. É ele que vai indicar quando está com fome e você deve seguir isso, fornecendo o leite sempre que ele quiser. Principalmente nos primeiros dias de vida da criança, quando eles podem mamar até de hora em hora. Quanto mais a criança mamar, mais o seu corpo vai produzir leite materno.

Amamente à noite

Não deixe de fazer a amamentação à noite - esse é o período em que acontece a maior liberação de prolactina, que é o principal hormônio responsável pela produção do leite materno. Amamentar à noite pode fazer uma grande diferença na hora de estimular a mama a produzir o leite.

Ofereça as duas mamas

É importante que em cada mamada o bebê mame em ambos os seios. Mas é preciso saber que a troca da mama não deve ser feita antes de um peito estar totalmente vazio. O bebê deve mamar em um seio até esvaziá-lo e depois partir para o outro.

Faça massagens

Fazer massagens nos seios pode ser uma ótima opção de como aumentar o leite materno. Você deve começar pelo centro da mama e ir até as extremidades, fazendo movimentos leves e circulares. Também é indicado que você ordenhe o leite manualmente entra as mamadas do bebê - isso estimula a produção e ainda facilita a saída do leite materno.

Cuide da sua alimentação

Mantenha uma alimentação balanceada e beba bastante água. É fundamental para uma amamentação saudável que os alimentos forneçam os nutrientes necessários para a mãe. E também mantenha o corpo sempre bem hidratado. O leite materno é composto por cerca de 85% de água, portanto não descuide dessa reposição de água no organismo.

É preciso que você fique atenta a alguns sinais. Se você realmente estiver com dificuldades em como aumentar o leite materno, procure um pediatra. Ele poderá identificar o que está ocorrendo e determinar se você precisa ou não de medicamentos, e qual é o mais indicado para o seu caso.

TAGS
amamentação
bebê
criança
saúde infantil

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ