Mulher

15/09/2014 02:03 - Atualizado em 30/11/2016 12:22

Veja 9 perguntas e respostas sobre menstruação e tire suas dúvidas

Menstruação ainda é um tema cercado de mitos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Símbolo da fertilidade feminina, a menstruação ainda é alvo de muitas dúvidas. O tema, junto de outros relacionados à sexualidade da mulher, foi tabu durante muito tempo. E talvez por isso seja ainda rodeado de mitos. Vamos desvendar esses mistérios?

menstruação


Dúvidas sobre menstruação

Pouco antes de chegar à puberdade, toda menina deve ser informada que, de 28 em 28 dias, haverá pequenos sangramentos. A partir da primeira regra, o corpo já está preparado para gerar um bebê.

Mas as dúvidas que cercam o tema são muitas:

Quanto tempo dura os sangramentos da menstruação?

Duram, em média, de 3 a 6 dias. A quantidade perdida de sangue varia de mulher para mulher, mas, de forma geral, gira em torno de 20ml a 50ml.

Como saber se as cólicas que sinto no período estão dentro do que é considerado normal?

A cólica menstrual costuma ser aliviada com o uso de antiespasmódico ou antiinflamatório. Caso persista mesmo após medicação, consulte um médico. Cólicas intensas devem ser investigadas já que podem ser sintomas de doenças como mioma e endometriose, ou até de útero retrovertido congênito (voltado para trás).

Andar descalço e lavar o cabelo durante a menstruação podem aumentar o fluxo?

Não existe relação entre tais hábitos e a menstruação. Tratam-se de mitos repassados pelas avós.

Por que mênstruo irregularmente?

O atraso da menstruação ocorre com certa freqüência para algumas mulheres. Até 15 dias de demora em menstruar é normal. Mais do que isso, suspeita-se de gravidez. Há também algumas situações que influenciam na menstruação: estresse, dificuldades emocionais, mudanças de ambiente e de hábitos. O mecanismo menstrual tem ligação direta com o hipotálamo, região do cérebro que sofre influências externas.

Como saber se estou a caminho da menopausa?

Durante o climatério, isto é, o período que antecede a última menstruação, a mulher nota irregularidades no seu ciclo menstrual – ora a menstruação falha, ora vem mais de uma vez no mês. Outros sintomas indicam que o corpo se prepara para o fim dos ciclos, como episódios de sudorese, dores de cabeça e ondas de calor. Em geral, o climatério tem início entre os 45 e 50 anos de idade. Antes disso, configura-se como menopausa precoce e o acompanhamento do ginecologista é essencial.

Gravidez e menstruação

Há riscos de emendar uma cartela de pílula anticoncepcional na outra?

O sangramento menstrual é uma preparação do corpo para a gravidez. Se a mulher não tem a intenção de engravidar, não tem necessidade de menstruar. Antes de aderir à pílula contínua, converse com seu ginecologista.

Quanto tempo antes da menstruação estou mais propensa a engravidar?

De forma geral, o ‘dia fértil’, quando ocorre a ovulação e a mulher tem mais chances de ficar grávida, acontece duas semanas antes da próxima menstruação. A mulher pode ficar atenta aos sinais: ao notar secreção vaginal mais intensa e transparente, está em seus dias mais férteis.

Posso transar quando estiver menstruada?

Pode, desde que você não se sinta desconfortável com a presença do sangue.

E engravidar, corro o risco se estiver menstruada?

Sim. Há mulheres que podem ter o ciclo menstrual reduzido, ou seja, ao mesmo tempo em que eliminam um óvulo não-fecundado durante o sangramento, podem já estar amadurecendo outro. Considerando ainda que um espermatozoide pode ‘sobreviver’ por até três dias, pode haver o encontro com o óvulo maduro. A possibilidade de que isso aconteça é muito pequena, mas não é nula.

Tirou suas dúvidas? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ