Mulher

27/12/2014 12:25 - Atualizado em 07/11/2016 03:53

Ultrassom: Saiba quando os excessos confundem os pais

Ultrassom deve ser feito sempre com orientação médica, para que não dificulte a interpretação dos resultados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A expectativa e a ansiedade dos pais são sentimentos normais na gravidez. E o exame de ultrassom é uma das melhoras formas de acalmar a espera, pois possibilita ver o tamanho que o bebê está, ouvir o coraçãozinho batendo e o seu estado de saúde. Mas muitos pais ansiosos acabam exagerando na frequência dos exames, e isso pode causar alguns problemas como a confusão de diagnósticos.

Por que fazer exame de ultrassom

A ultrassonografia é feita através de ondas mecânicas de alta frequência, incapazes de serem ouvidas pela audição humana, e na captação do eco das ondas refletidas para gerar uma imagem dos órgãos internos. Com isso, é possível ver através da pele da barriga da mãe e visualizar o útero onde está o feto.

Ultrassom

Os exames de ultrassom devem ser feitos durante toda a gestação, sempre com indicação médica quanto ao tipo e periodicidade de realização. Eles servem para acompanhar o desenvolvimento do bebê, mostrando a boa formação do cérebro e de outros órgãos do corpo, atestando a saúde da criança e até mesmo da mãe.

Atualmente, a ultrassonografia é um exame fácil e acessível, surgindo até outros tipos mais elaborados como os tridimensionais em alta resolução, que possibilitam ver o rostinho do bebê. É possível até mesmo comprar o próprio aparelho portátil, para fazer o exame em casa e quando quiser.

Mas é importante destacar que o exame de ultrassom deve ser feito com alguns cuidados, sem exagero e com orientação médica. Alguns pais esperam muito pelo momento de ter um filho, e quando engravidam ficam mais ansiosos ainda com a chegada do novo membro da família. Porém, é preciso ter calma e não extrapolar nos exames sem motivo, pois isso pode acabar prejudicando e não ajudando.

Cuidados com o exame de ultrassom

Qualquer atitude ou exame feito sem indicação médica tem chances de causar algum problema, principalmente se feito em excesso. A partir da ultrassonografia, o médico consegue medir entre 10 e 15 estruturas diferentes do corpo do bebê, quando ela é feita seguidamente acaba dificultando a interpretação dos resultados.

É de extrema importância que os pais saibam que se a grávida repetir o exame de ultrassom em um intervalo muito pequeno de tempo pode haver confusão nas medidas, por exemplo. Isso ocorre porque a estimativa de peso do bebê tem uma margem de erro de 15%, e em uma semana ele cresce de 5% a 6%. Com isso, o próximo exame pode mostrar um peso menor, sugerindo que o bebê diminuiu de tamanho, podendo que isso não seja verdade.

Todos os pais ficam preocupados e querendo saber se o filho está se desenvolvendo de forma saudável, isso é normal. Mas é preciso ter cuidado para que a ansiedade não acabe atrapalhando. O exame de ultrassom deve ser usado com bom senso e sempre com orientação do médico.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ultrassonografia
gravidez
bebê
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ