Mulher

30/09/2014 09:59 - Atualizado em 30/11/2016 03:07

Tratamento câncer: A orientação médica deve ser multidisciplinar

Conheça os profissionais que podem ajudar no tratamento do câncer de mama.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Além de todo cuidado dispensado pelo médico oncologista, também há o apoio de toda uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados nas diversas áreas da saúde. Saiba como cada um deles pode ajudar neste momento.

Enfermeira

A enfermagem oncológica desempenha um papel muito importante dentro da equipe multiprofissional de saúde. O enfermeiro é o profissional que permanece ao lado do paciente em todos os momentos, o que o torna parte essencial do tratamento. A enfermagem oncológica tem como principal objetivo promover qualidade de vida do paciente assim como a de seus familiares, avaliando e intervindo tanto nos problemas relacionados à saúde física como na saúde mental.

Psicóloga

Sabemos que o diagnóstico de câncer abala o lado emocional de qualquer pessoa. Sentimentos antes nunca vivenciados como: depressão, ansiedade, medos, preocupações são comuns e, muitas vezes, precisam de cuidado especiais. Para cuidar desses assuntos é com ajuda do psicólogo que você poderá contar. Dentro da psicologia existe o profissional certificado em psico-oncologia, que tem como objetivo apoiar emocionalmente o paciente e sua família.

Outras formas de terapia que podem lhe ajudar neste momento são: Arteterapia, Musicoterapia e os Grupos de Suporte.

Nutricionista

O nutricionista é o profissional que irá cuidar da alimentação. Ele poderá fazer um acompanhamento durante e após todo o tratamento. Com o trabalho focado em uma alimentação equilibrada e saudável, o nutricionista irá ajudar a diminuir os efeitos colaterais do tratamento através de cardápios individualizados, podendo inclusive aumentar a imunidade do organismo, proporcionando mais qualidade de vida.

Fisioterapeuta

O fisioterapeuta exerce um papel fundamental durante e após o tratamento oncológico. Ele é o profissional responsável por promover a recuperação físico-funcional, ou seja, ele irá auxiliar na restauração dos movimentos e funções comprometidas durante e após a doença. Por meio do trabalho personalizado e o uso de recursos específicos, a fisioterapia tem por objetivo aumentar a autoestima e a qualidade de vida.

Dentista

Você sabia que a avaliação odontológica é fundamental antes de iniciar o tratamento quimioterápico ou radioterápico? É muito importante que todo paciente visite antecipadamente o seu dentista a fim de eliminar focos de infecção, prevenindo possíveis complicações durante o tratamento.

A importância da informação

Hoje, a informação é considerada por muitos pacientes uma aliada fundamental e imprescindível em todos os momentos após o diagnóstico de um câncer.

As fontes de informação são variadas e podem ser utilizadas em diferentes situações: o médico, a equipe de suporte multidisciplinar, outros pacientes e familiares, sites na internet e livros.

Manter-se informado é fundamental para tomar todas as decisões, conversar sobre o tratamento e sobre os efeitos colaterais e, até mesmo, questionar quando não conseguir entender. Porém, é importante destacar que existem pacientes que preferem não se aprofundar nas informações sobre o câncer e tratamentos. Nesta situação, não há certo ou errado, o importante é cada um respeitar seus próprios limites.

O seu médico é uma importante fonte de informação. Pergunte a ele tudo que achar necessário e questione sempre que não compreender.

O que eu posso fazer para me manter informado?

Ler;

Pesquisar;

Navegar na internet (peça para o seu médico lhe indicar sites confiáveis);

Conversar com outros pacientes;

Conversar com o seu médico;

Acredite! A informação fará com que você se sinta mais seguro e mais preparado para enfrentar esta nova fase da vida.

TAGS
cancer de mama
tratamento cancer
diagnostico cancer
Outubro Rosa
equipe multidisciplinar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também