Mulher

18/07/2015 11:02 - Atualizado em 13/11/2016 11:50

Toxoplasmose na gravidez pode trazer complicações ao bebê

Parasita encontrado nas fezes dos gatos domésticos causa lesões oculares.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A toxoplasmose na gravidez é um problema que preocupa muitas futuras mamães. O agente transmissor da doença é o Toxoplasma gondii, um protozoário encontrado em todo o mundo. Recentemente, foram descobertas mutações do parasita com formas atípicas, presentes principalmente na América do Sul e, em especial, no sul do Brasil.

Segundo o Dr. Cláudio Silveira, pesquisador chefe do Centro de Referência de Toxoplasmose de Erechim-RS, quando um determinado gene está presente no parasita, a doença é mais grave.

“Formas clínicas severas em pacientes imunocompetentes têm sido apresentadas por pacientes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, levando à cegueira em ambos os olhos, se não forem tratadas de forma precoce e com a medicação e dose adequada para o caso”, afirma.

O gato e os demais felinos são os hospedeiros definitivos do Toxoplasma gondii. É no intestino dos animais que o parasita se reproduz. Ele sai para o meio ambiente por meio das fezes dos hospedeiro, na forma de oocistos, que se tornam contaminantes após três ou até cinco dias e podem permanecer no solo por mais de um ano.

toxoplasmose na gravidez

Como evitar a toxoplasmose na gravidez

O pesquisador lembra que as gestantes devem procurar não manter contato com o animal: “É prudente que evitem o contato com as fezes de gatos, não devendo fazer a limpeza da caixa higiênica do felino, ou usar luvas para isso. O ideal é que outra pessoa promova a limpeza diariamente para evitar que o oocisto, caso esteja presente, esporule (reproduza) e se torne infectante".

O gato doméstico deve ser alimentado apenas com ração adequada. Carne crua ou mal cozida não são boas opções. Ele também precisa ser tratado contra vermes periodicamente. "Quanto mais saudável for o animal, menor a chance de adquirir e transmitir a toxoplasmose”, explica o médico

A transmissão da mãe para o feto acontece quando a mulher contrai a toxoplasmose na gravidez. O parasita pode atravessar a placenta e contaminar o bebê.

No Brasil, ainda há muitos casos da toxoplasmose. Conforme o especialista, a maior incidência é na região Sul, onde mais de 50% da população possui anticorpos para o Toxoplasma. Em média, 10% a 20% das pessoas que têm anticorpos para toxoplasmose podem apresentar lesões oculares e outras complicações.

Como não existem vacinas para seres humanos, o tratamento é feito com medicamentos como sulfa, pirimetamina e alguns antibióticos que têm ação contra o parasita.

toxoplasmose na gravidez

Teste do pezinho identifica doenças

O médico alerta para os riscos que as mulheres correm ao contraírem toxoplasmose na gravidez: “Caso haja a soroconversão durante a gestação, ou seja, se ela era soronegativa para toxoplasmose e passa a ser soropositiva, poderá receber medicação para evitar que o feto seja atingido, ou reduzindo o comprometimento da criança".

O bebê deve fazer o teste do pezinho na primeira semana de vida para verificar se há toxoplasmose. Todas as grávidas precisam realizar os exames sorológicos para a doença no pré-natal e, se forem negativos, repeti-los durante a gestação.

O diagnóstico e o tratamento precoces são importantes para diminuir as consequências. A criança com toxoplasmose congênita pode apresentar grave déficit visual e neurológico.

Para evitar a doença, deve-se comer carnes sempre cozidas, inclusive embutidos como salame e linguiça, que podem conter cistos do Toxoplasma. Verduras, legumes e frutas precisam ser sempre bem lavados,em água potável. A água a ser consumida deve ser preferencialmente filtrada.

Outra dica é sempre lavar as mãos após o manuseio na terra em hortas e jardins, e também no preparo da carne ainda crua. Além disso, as caixas de areia de parques e escolas devem ser cobertas todas as noites para evitar que os gatos defequem no local.

Você sabia que a toxoplasmose na gravidez era tão perigosa? Deixe seu comentário! E continue de olho no Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de saúde e bem-estar.

TAGS
gato
fezes
teste do pezinho
pré-natal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ