Mulher

08/02/2015 12:00 - Atualizado em 08/12/2016 02:55

Tire suas dúvidas e saiba tudo sobre parto normal

Entender tudo sobre parto normal é essencial para escolher a melhor forma de dar à luz.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O parto normal é a forma mais natural de receber o bebê. Mesmo assim, muitas mulheres têm dúvidas ao escolher entre essa opção e a cesariana. Por isso, é muito importante procurar informações e saber tudo sobre parto normal, para poder fazer a melhor escolha tanto para a mãe quanto para o bebê.

Saiba tudo sobre parto normal

O parto normal, também chamado de natural ou vaginal, acontece de maneira fisiológica, sem intervenções ou medicações. O processo pode ser realizado em diferentes posições, como deitada, de cócoras ou utilizando uma cadeira de parto, variando de acordo com as orientações médicas e a vontade da gestante. Existe ainda a possibilidade de ser realizado na água, em uma banheira específica.

Tudo sobre parto normal

Muitas vezes, o parto normal não é possível, pois pode gerar complicações para a mãe ou para o bebê. Nesses casos, sempre de acordo com o parecer do médico, o parto cesariana é o mais indicado.

A cirurgia da cesária consiste em um corte na parede abdominal e no útero. Então o bebê é retirado através dessa abertura, que depois é fechada com pontos. Por ser uma operação, a recuperação é um pouco mais demorada em comparação ao parto normal.

Mesmo sabendo tudo sobre parto normal, a decisão de qual tipo de parto realizar deve ser feita com ajuda de um profissional. A mulher precisa conversar com o seu obstetra e entender o que é melhor para o seu caso. O parto deve ser escolhido baseado principalmente na saúde da grávida e da criança.

Dicas que ajudam a ter um parto normal

Além de procurar informações e entender tudo sobre parto normal, você também pode ajudar a estimular que o bebê venha de forma natural. Com algumas estratégias simples, é possível fazer uma preparação física e mental, para que o parto aconteça com mais tranquilidade e naturalidade.

Alguns exercícios são muito indicados para estimular o parto normal. Caminhadas e alongamentos movimentam todo o corpo, principalmente os quadris, auxiliando o bebê a encontrar o caminho para o canal de parto e melhorando o sistema cardiovascular da mãe.

O controle do peso também facilita tudo sobre parto normal. Estar acima do peso afeta o peso do bebê, o que pode dificultar o trabalho de parto. Além disso, eleva os riscos de diabetes gestacional e de hipertensão, reforçando a importância de praticar exercícios físicos durante a gestação.

Outra dica é conhecer bem o próprio corpo, para conseguir perceber o que ele está pedindo, qual é a melhor posição e a forma de respirar que alivia e relaxa mais. Para conseguir isso, é indicado fazer aulas de pilates, yoga ou dança, mas ficar alguns minutos sentada todos os dias, apenas respirando e entrando em contato com o seu corpo e o seu bebê já pode ajudar.

É indicado exercitar o períneo, músculo responsável por sustentar o útero durante a gravidez e também trabalhar na hora do parto com os movimentos de contração, dilatação e expulsão. Existem exercícios e massagens que podem ser feitas para facilitar a saída do bebê.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
parto
gravidez
filhos
bebê

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ