Mulher

31/12/2014 08:35 - Atualizado em 03/12/2016 12:12

Suplementos para grávidas podem reduzir risco de má formação

Composição dos suplementos para grávidas garante o fornecimento de todos os nutrientes necessários para o bebê.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A dieta mantida pelas gestantes é de extrema importância para a formação do bebê e para a sua saúde no nascimento. É muito difícil ingerir todas as quantidades de vitaminas indicadas diariamente. Por isso, algumas vezes, os médicos recomendam a utilização de suplementos para grávidas. São cápsulas produzidas a partir da união de diversas vitaminas e minerais fundamentais para uma gestação saudável.

Importância dos suplementos para grávidas

O Jornal Britânico de Medicina publicou, recentemente, um estudo que indica que o uso de suplementos para grávidas diminui o risco de os bebês nascerem com peso abaixo do nível ideal. O baixo peso na hora do nascimento é motivo de grande parte da mortalidade infantil e da necessidade de incubação durante alguns meses ou dias no hospital.

Suplementos para grávidas

Os suplementos de ferro são os mais utilizados, já que a deficiência desse nutriente é a mais comum entre as gestantes ao redor do mundo. É a causa mais comum de anemia durante a gravidez e essa doente, que enfraquece o corpo da mãe, compromete também a saúde da criança. Em 2011, cerca de 32 milhões de grávidas no mundo todo sofreram com a anemia por deficiência de ferro.

Pesquisadores do Reino Unido e dos Estados Unidos estudaram os resultados de mais de 90 pesqusias realizadas sobre o uso de ferro durante a gravidez e a anemia durante a gravidez. As pesquisas envolviam mais de 2 milhões de gestantes e buscavam compreender qual a relação entre os suplementos para grávidas à base de ferro, a anemia e o parto prematuro.

O resultado mostrou que o uso de ferro por suplementação aumentou significativamente os níveis de hemoglobina média no sangue das mães, em comparação com a maioria das que não usam os suplementos para grávidas. O aumento da hemoglobina, proteína presente nos glóbulos vermelhos, representa a diminuição dos riscos de desenvolvimento da anemia.

Os estudos não mostraram nenhuma alteração no risco de parto prematuro com uso dos suplementos de ferro, porém, a análise dos estudos mostrou relação entre anemia e prematuridade. As mães que desenvolveram anemia durante o primeiro e o segundo trimestre da gravidez, tiveram um aumento significativo no risco de ter filhos com baixo peso ao nascer e partos prematuros.

Logo, a conclusão que podemos chegar é que, se o uso de suplementos à base de ferro diminuem o risco de anemia e essa doença está diretamente ligada com a baixa de peso nos recém-nascidos e os riscos de partos prematuros, então a utilização de ferro por suplementação pode ajudar a diminuir as chances de ocorrência de complicações como essas no parto.

Composição de suplementos para grávidas

Existem algumas substâncias específicas que devem estar presentes na composição dos suplementos para grávidas. Vitamina C, Magnésio, Ferro, Cálcio e Ácido Fólico são alguns desses nutrientes que fazem da gestação um período mais tranquilo, saudável e seguro, tanto para a mãe quanto para o bebê. As cápsulas devem ser consumidas sob orientação de médicos e nutricionistas.

A vitamina C tem a função de proteger as células e mantê-las saudáveis, aumentando a imunidade. O Magnésio evita a ocorrência de cãibras e de contrações uterinas prematuras. O Ferro evita a anemia e o extremo cansaço que pode se abater sobre as gestantes. O Cálcio é essencial para a formação dos ossos e dentes do bebê. Ácido Fólico diminui o risco de lesões no tubo neural do feto.

A cápsula MaterPlena Gest, por exemplo, possui Vitamina C, Magnésio, Ferro e Cálcio em um único suplemento. Isso facilita a vida da gestante, para que não precise fazer uso de diversas cápsulas, o que pode ser incômodo na hora do consumo e para o estômago já sensível da mulher. O ideal é que as grávidas procurem esse tipo de solução: cápsulas que reúnam mais de um nutriente.

Gosta das nossas dicas de gestação e saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
gravidez
gestação
saúde
bebês

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ