Mulher

06/10/2014 06:14 - Atualizado em 03/12/2016 10:08

Sintomas do câncer de mama exigem atenção da mulher

Cuidar dos sintomas do câncer de mama permite diagnóstico precoce da doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O câncer de mama é uma das doenças que mais mata mulheres no país, e a previsão é de que os índices cresçam nos próximos anos. As taxas de mortalidade em função da doença só atingem níveis tão alarmantes devido ao descaso de muitas mulheres com os sinais que o câncer apresenta.

O corpo reage às anormalidades e mostra que algo está errado. Por isso, conhecer os sintomas do câncer de mama ajuda a diagnosticar essas reações.

sintomas-do-cancer-de-mama

Por que conhecer os sintomas do câncer de mama?

Imagine que você faz parte do alto número de mulheres que não realizam as mamografias anuais indicadas pelo Ministério da Saúde. A pele dos seios apresenta algumas deformidades, mas você ignora. Até que um dia você precisa procurar um médico. Na consulta, descobre que está com câncer de mama em estágio avançado e que todas as mutações corporais que você ignorou eram sintomas do câncer de mama.

Muitas mulheres tratam a vermelhidão na pele, as dores nas axilas, as ínguas e inchaços como reações alérgicas a algum produto ou simples decorrências do período menstrual. Isso porque não sabem que todas essas avarias são sinais do corpo, indicando algo mais grave. O tratamento imediato do câncer de mama é fundamental no processo de cura e saber quais os sinais da doença é crucial nesse processo.

Os sintomas do câncer de mama

- Nódulo na mama

Esse é um dos sintomas do câncer de mama mais comuns. Os nódulos podem ser sentidos durante os autoexames que as mulheres devem fazer em casa fora do período menstrual. Dependendo do tamanho e da posição da estrutura, ela pode ser sentida no banho. Eles são caroços duros, que não desaparecem e não diminuem de tamanho.

- Alterações no tamanho das mamas

Dependendo do estágio da doença e de sua saúde, as mudanças ficam mais evidentes. A mama afetada pode diminuir ou aumentar de tamanho, assim como pode mudar de formato. Geralmente ela ganha um formato cônico, diferente do arredondado normal. Se você perceber assimetria nas mamas, quando uma é maior do que a outra, fique atento, pode ser um sinal do câncer nos seios.

- Sulco na mama

Na lista dos sintomas do câncer de mama, esse é um dos que mais preocupa. O sulco é uma espécie de afundamento. Se você perceber que uma parte da sua mama está “para dentro”, como se tivesse sido esmagada, procure um mastologista. De modo geral, os sulcos surgem nos pontos onde o câncer está localizado e significam que as células cancerígenas já atingiram o tecido linfático.

- Alteração na pele das mamas

A pele ao redor do mamilo pode ser afetada quando o câncer atinge aquela mama. O tecido costuma ficar vermelho e endurecido no ponto onde está o nódulo. O surgimento de coceiras e inchaços súbitos também podem exigir atenção. Lesões na pele, parecidas com alergias ou micoses, também são sinais de câncer. Não trate esses sintomas como mutações rotineiras. Procure um médico.

- Inversão do mamilo

Esse é um sinal muito preocupante e que costuma chamar mais a atenção das mulheres. É quando o bico dos seios se inverte e fica para dentro da mama. Visualmente, é como se o seio houvesse sugado o mamilo, deixando apenas a areóla de fora. É um dos sintomas do câncer de mama que representam um estágio mais avançado da doença e que merecem mais atenção.

E aí, ficou atenta as nossas dicas? Então deixe um comentário e participe da nossa discussão sobre o tema no Facebook.

TAGS
Outubro Rosa
câncer
câncer de mama
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ