Mulher

06/07/2014 11:00 - Atualizado em 07/12/2016 10:40

Sintomas de gravidez vão além do enjoo: veja como reconhecer

Os sintomas de gravidez vão além do enjoo e se manifestam de diversas formas no organismo da mulher.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ficou no passado aquele tempo em que sentir náuseas já era motivo para suspeitar que a mulher estivesse grávida. Os sintomas de gravidez vão além do enjoo e, para  mulheres muito sintonizadas com o próprio corpo, eles são sentidos poucos dias após a concepção.

Surgimento dos sintomas de gravidez

No entanto, para a maioria delas, os sinais só iniciam quando o óvulo fertilizado é fixado na parede uterina, dias depois da fertilização ter sido concretizada. Para outro grupo, contudo, a aproximação da maternidade pode passar despercebida por semanas e a desconfiança só surge com a falta da menstruação, ou seja, sem sintomas de gravidez aparentes.

Foto: Shutterstock

Para evitar qualquer tipo de dúvida, sempre é bom se informar sobre o assunto. Abaixo, prepararmos para você uma lista com os principais sintomas de gravidez, que podem ser notados ainda no início da gestação. Mas fique atenta: pode ocorrer de a mulher ter alguns sinais e não estar grávida, ou não apresentar nenhum sintoma e ter um bebê a caminho. Consulte seu médico regularmente.

1. Sintomas de gravidez: fome fora de hora

Pode até parecer clichê, mas a vontade repentina de comer alguma coisa está entre os possíveis sintomas de gravidez. Apesar disso, não é um sinal muito confiável, pois pode ser um aviso de que seu corpo precisa de determinado nutriente.

No entanto, se as vontades começarem a aparecer e você tiver algum outro sintoma da lista, faça as contas para saber se a menstruação está no prazo certo. Esta vontade de comer costuma surgir em horários estranhos, como no meio da madrugada. Geralmente, ela é representada pela sensação de "buraco" no estômago.

2. Sintomas de gravidez: mudanças corporais

Bicos dos seios mais escuros e veias muito aparentes são alguns sinais. Se a pele da aréola, a região em torno do mamilo, ficar mais escura, pode ser que você esteja grávida. Contudo, pode também significar algum desequilíbrio hormonal ou ser efeito de uma gravidez anterior.

Outro dos sintomas de gravidez está nas veias dos seios, mãos ou pés, quando muito destacadas, desde que surja junto com algum outro sintoma desta lista.

3. Sintomas de gravidez: sangramentos e cólicas

Caso você esteja grávida, pode ser que, cerca de oito dias depois da ovulação, ocorra um pequeno sangramento vaginal, como se fosse o início da menstruação, acompanhado de cólica. O sinal sugere que o zigoto (o óvulo fertilizado) está se alojando no endométrio, a camada de sangue que reveste o útero e que é eliminada a cada menstruação. 

4. Sintomas de gravidez: sono e cansaço

A alta concentração de progesterona no organismo de uma mulher grávida pode deixá-la exausta. Assim, o sono excessivo é a marca registrada como um dos sintomas de gravidez em sua fase inicial. Apesar disso, ele não possa ser considerado dessa forma se aparecer isolado, sem outro sintoma.

5. Sintomas de gravidez: seios inchados e doloridos

Outro dos sintomas de gravidez são os seios cada vez mais doloridos, de forma semelhante ao que acontece logo antes da menstruação. Ou seja, é mais um sinal que se confunde bastante com o período da TPM. Os mamilos também podem ficar mais sensíveis e é somente quando o organismo se acostumar aos novos níveis hormonais que o incômodo deve passar. 

6. Sintomas de gravidez: alterações nos sentidos

A mulher começa a sentir um gosto metálico na boca ou passa a não suportar mais o sabor do café ou de algum outro alimento de que anteriormente gostava. O mesmo pode ocorrer com relação aos cheiros.

7. Sintomas de gravidez: enjoos

Com sorte, a náusea só vai aparecer algumas semanas depois da concepção, mas é um dos sintomas de gravidez mais tradicionais. Não é incomum a mulher se sentir enjoada antes mesmo do atraso da menstruação. O enjoo pode aparecer a qualquer hora do dia e costuma piorar com o estômago vazio.

Gostou do texto ? Deixe seu comentário !

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ