Mulher

17/06/2014 09:00 - Atualizado em 10/12/2016 07:11

Sintomas da menopausa vão além do tradicional calorão

Mudanças bruscas de humor podem ser sintomas da menopausa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A menopausa é o período fisiológico que começa após a última menstruação espontânea da mulher, encerrando assim os ciclos menstruais e ovulatórios. O seu início é considerado apenas um ano após o último fluxo menstrual. A mulher deixa de ser fértil, passando para uma fase não reprodutiva. Seu organismo encerra a produção dos hormônios estrogênio e progesterona. Por isso, há uma série de sintomas da menopausa, em nível psicológico, químico e físico.

Conheça os sintomas da menopausa

Foto: Shutterstock

A chegada da menopausa costuma ser uma fase difícil para a mulher, pois podem ocorrer mudanças de humor bruscas, tristeza e depressão. Algumas pessoas podem principiar esse período gozando de plena qualidade de vida, mas, em outros casos, a menopausa pode gerar ou agravar transtornos psiquiátricos.

A idade com que a mulher chega à menopausa varia de pessoa para pessoa, mas geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos de idade. Quando aparece depois disso, é considerada menopausa tardia. Antes, é considerada precoce, e pode acontecer de forma espontânea ou cirúrgica – com a retirada de óvulos e útero.

Mas você sabe quais são os sintomas da menopausa? O primeiro sinal de que você está chegando a esse período é quando a menstruação começa a ficar irregular. Pode haver ondas de calor que iniciam de repente e aparentemente sem motivo, suor frio, tonturas e palpitações, secura e coceira vaginal, diminuição de libido, desconforto nas relações sexuais, diminuição no tamanho das mamas e elasticidade da pele (principalmente na face e pescoço), pele e cabelos secos e enfraquecimento nas unhas e ossos.

Entre os sintomas psicológicos, estão mudanças bruscas de humor, sinais de depressão, ansiedade e nervosismo, insônia e sono pouco reparador. Isso tudo varia de mulher para mulher. Enquanto algumas mulheres praticamente não apresentam sintomas da menopausa, outras se queixam que eles aparecem de maneira exagerada, causando muito desconforto e comprometendo a qualidade de vida.

O médico deve confirmar o diagnóstico da menopausa com base nos sintomas apresentados. Ele poderá solicitar a realização de um exame que verifica a taxa de hormônio de estimulação do folículo (FSH) no sangue para comprovar a menopausa.

Como aliviar sintomas da menopausa

A melhor maneira de diminuir os sintomas da menopausa é por meio da reposição hormonal. Ela acontece por meio de comprimidos, adesivos ou géis, que repõem a progesterona e o estrogênio na mulher, amenizando os efeitos. O mais recomendado são os comprimidos de consumo diário, que contêm também hormônio esteroide feminino, que protege o útero. Também se utiliza a pílula anticoncepcional, tomada por três semanas consecutivas, respeitando um intervalo de uma semana. 

Outra possibilidade são os tratamentos não hormonais, focados em sintomas específicos, uma vez que cada mulher tem em determinado efeito o seu maior sofrimento. Isso pode ser com inibidores de receptação de serotonina, clonidina e cinarizina, por exemplo. Também há tratamentos para relaxamento, como acupuntura, que não utilizam medicamentos.

Por fim, recomendam-se alguns cuidados para que você não sofra tanto com os sintomas da menopausa. É muito bom beber bastante água, praticar exercícios físicos, usar roupas leves, evitar tabaco e álcool, alimentar-se corretamente e tomar sol com alguma regularidade.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ