Mulher

04/09/2014 08:17 - Atualizado em 08/12/2016 04:36

Sexo na gravidez é saudável para o casal

Sexo na gravidez gera muitas dúvidas para mamães principiantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

sexo-na-gravidezÉ comum que algumas mamães de primeira viagem tenham medo de fazer sexo na gravidez, achando que pode ser prejudicial para a sua saúde ou para a saúde do bebê. Os papais também ficam inseguros e acabam se afastando sexualmente da mulher, visando à proteção dela e do bebê.

Por isso, é importante ter as orientações corretas para manter a vida sexual durante a gravidez sem inseguranças. A prática favorece o bem-estar da mulher e do homem, tem diversos benefícios para a saúde e mantém o romance do casal.

Com a gravidez, não é só o corpo da gestante que sofre transformações: a mente também passa por mudanças. Tanto o seu estado físico quanto o emocional ficam mais sensíveis, pois as alterações hormonais causam mudanças no humor e nas sensações da mulher. É fundamental que o casal tenha paciência e converse sobre isso, para entender e decidir o que é o melhor para ambos no momento.

As fases da gestação

Durante o período, a mulher passa por várias fases, sendo importante identificar e respeitar cada uma delas. No início, surgem os sintomas como náuseas, cansaço e dor nos seios, dificultando um pouco a relação. Mas esses sintomas mais fortes acontecem apenas no começo da gravidez.

Já no segundo trimestre, esses incômodos não estão mais presentes, e a libido da mulher volta ao normal, podendo até aumentar. Como a região da vagina está sensível, o apetite sexual pode crescer e tornar o sexo na gravidez mais prazeroso.

Nos últimos meses de gestação, quando a barriga já está grande e o cansaço volta, a vontade e disposição da mulher tende a diminuir. Alguns casais pensam que o orgasmo pode ocasionar um parto prematuro e evitam o sexo. Mas é importante que fique claro que a relação não prejudica o bebê e desencadeia um nascimento precoce.

As melhores posições para o sexo na gravidez

Primeiro de tudo, é importante lembrar que o sexo durante a gestação não prejudica o bebê nem a mamãe. Essa é uma das principais dúvidas entre os casais grávidos. 

A Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo mantém, em seu portal, uma seção com mitos e verdades que rondam essas especialidades médicas. A grande questão: "Durante a relação sexual na gravidez, o pênis pode machucar o bebê?". E a resposta: "O bebê fica dentro do útero, protegido pelas paredes uterinas e pela bolsa das águas. Logo, não há contato com o pênis".

Ou seja, o bebê está bem protegido. Por isso, ao procurar uma posição sexual, deve-se levar em conta, principalmente, o conforto da gestante.

Antes do crescimento da barriga, não existe nenhuma restrição para o sexo na gravidez, mas quando o barrigão aparece, é preciso adaptar as posições para que a gestante fique o mais confortável possível.

Entre as mais confortáveis, está a que os dois ficam deitados de lado, com o homem por trás, fazendo a conhecida “conchinha”:

sexo-na-gravidez


Outra forma é a mulher ficar por cima do parceiro, controlando o movimento e sem pressão sobre a barriga. E se o casal preferir manter a tradicional posição “papai e mamãe”, é indicado que o homem eleve o tronco para evitar pressionar a barriga da mulher.

Beneficios e cuidados do sexo na gravidez

O sexo na gravidez é muito bom para fortalecer os músculos que ajudam na hora do parto, e sem falar que deixa a mamãe feliz e relaxada. A relação do casal também pode melhorar, criando mais intimidade e cumplicidade.

Os riscos do sexo na gravidez existem apenas em casos específicos. Exemplos: quando a gestante tem sangramentos, descolamento de placenta, perda de líquido amniótico ou risco de aborto. Mesmo assim, o sexo não precisa ser evitado durante toda a gestação. Por isso, é extremamente importante ter a orientação e o acompanhamento do médico para garantir a segurança da mamãe e do bebê.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário e fique por dentro das novidades do Vivo Mais Saudável curtindo a nossa página no Facebook.

TAGS
sexo
gravidez
relacionamento
amor

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ