Mulher

16/03/2015 11:47 - Atualizado em 06/12/2016 02:00

Sem dúvidas: Saiba tudo sobre menstruação

O período menstrual costuma durar até sete dias e causa sintomas desagradáveis.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Todo mês, as mulheres enfrentam uma semana complicada. Com cólicas, dores e irritabilidade, a menstruação é o momento em que elas se sentem mais sensíveis e propensas a crises de choro e brigas sem sentido.

Para deixar você ligada em todas as características e sintomas do período, separamos tudo sobre menstruação que você precisa saber.

Saiba tudo sobre menstruação

Por mais que haja informação em casa, nas escolas e na mídia, sempre sobram algumas dúvidas. Por isso, separamos as perguntas mais frequentes para você saber tudo sobre menstruação. Confira:

tudo sobre menstruacao

O que é a menstruação?

A menstruação é o sangramento causado pela descamação do endométrio, que é o tecido interno do útero.

Por que a menstruação acontece?

O corpo da mulher, de mês em mês, se prepara para receber os espermatozoides. Por isso, 14 dias após o aparecimento das regras, um óvulo é liberado para a fecundação. Caso ela não aconteça, duas semanas após a liberação do óvulo, o tecido do endométrio é descamado e o sangramento ocorre.

Quando acontece a primeira menstruação?

A primeira menstruação, chamada menarca, acontece por volta dos 12 anos de idade. Em alguns casos, ela pode atrasar e aparecer somente aos 14 ou 15 anos. Caso a sua primeira menstruação esteja atrasada e ainda não tenha aparecido, marque um horário com o ginecologista.

Quanto tempo dura o ciclo?

O ciclo, em média, costuma durar 28 dias. Algumas mulheres, porém, contam com ciclos menstruais de mais ou menos dias. A partir da contagem de datas, você consegue ter a segurança para usar o absorvente nos dias corretos.

Quanto tempo dura a menstruação?

A menstruação costuma durar de cinco a sete dias. As mulheres que apostam no uso da pílula anticoncepcional podem ter o período menstrual reduzido, podendo liberar pequenas quantidades escuras de sangue, parecidas com coágulos.

Como o anticoncepcional influi na menstruação?

A partir do uso da pílula anticoncepcional, a mulher tem a ovulação cessada. Por conta da não fecundação, a menstruação é vista normalmente ao fim da cartela. Em alguns casos, a mulher pode apresentar fluxo menstrual menos intenso e escuro, parecido com uma borra de café.

Quanto sangue é liberado na menstruação?

Estima-se que sejam liberados de 30 a 50ml de sangue em cada período menstrual. As mulheres que sangram em grandes quantidades podem apresentar a liberação de até 80ml por ciclo.

Quando é preciso se preocupar?

É essencial conversar com o ginecologista quando a menstruação costuma durar mais que oito dias, quando você não consegue controlar o fluxo com absorventes, quando sente cólicas muito fortes ou quando está com atrasos.

O que é o escape?

O escape é uma pequena quantidade de sangue liberada antes de hora. É uma característica de quem usa anticoncepcionais com baixos níveis hormonais.

Quais são os sintomas da TPM e quando ela acontece?

Como o nome já diz, a Tensão Pré-Menstrual costuma acontecer uma semana antes do sangramento. Os sintomas envolvem sensibilidade, irritabilidade, dores no corpo, inchaço, alterações de humor, compulsão por doces e muitos outros.

Qual absorvente usar?

O absorvente mais indicado é o de cobertura de algodão, que absorve o fluxo completamente. Os absorventes de uso diário são indicados no fim do período, quando a mulher está liberando pequenas quantidades de sangue. As versões internas não são muito boas, já que podem causar vaginose e candidíase.

Conversa com o ginecologista

Se você ainda tem dúvidas e deseja descobrir mais sobre o assunto, converse com o seu ginecologista. Ele é o médico indicado para explicar tudo sobre menstruação, deixando você tranquila e ligada em todos os detalhes.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
menstruação
ciclo menstrual
TPM
anticoncepcional

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ