Mulher

16/01/2015 07:45 - Atualizado em 06/12/2016 12:24

Saúde da mulher tem na prevenção a melhor estratégia

Visita ao ginecologista e exames de rotina são essenciais para a saúde da mulher.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Primeira menstruação, gravidez, menopausa. O corpo feminino passa por uma série de transformações ao longo da vida e cuidar da saúde da mulher é essencial para que todas essas fases aconteçam sem complicações. Manter uma rotina de cuidados pode ajudar a prevenir problemas.

Ginecologista é aliado da saúde da mulher

O ginecologista é o médico responsável pela saúde da mulher. É ele que acompanha o desenvolvimento de toda as fases femininas e aponta qualquer complicação. Manter o hábito de visitar o ginecologista, pelo menos uma vez ao mês, é o primeiro passo para uma boa saúde.

saude da mulher

A transparência em cada consulta também é fundamental. É muito comum que as mulheres escondam alguns incômodos ou sinais que tenham percebido, com o propósito de não ouvir diagnósticos ruins. Mas quando se trata da saúde da mulher, todo o cuidado é pouco. Relate qualquer sintoma que tenha sentido no intervalo entre as consultas.

Saúde da mulher: Exames de rotina

Hemograma

O exame de sangue deve ser realizado, pelo menos, uma vez a cada seis meses. Caso a pessoa possua alterações em algum dos índices, a periodicidade pode ser reduzida para três meses.

Glicose, colesterol, triglicerídeos, TSH, T3 e T4, são algumas das substâncias que devem ser medidas nesses exames. Diabetes e disfunções na tireoide, reguladas pelos hormônios T, são muito comuns em mulheres.

Mamografia e Ecografia Mamária

O câncer de mama é um dos principais vilões da saúde da mulher. É o segundo tipo de câncer mais comum no público feminino brasileiro e causador de boa parte das mulheres. Manter o controle da saúde das mamas em dia, pode ajudar a prevenir complicações nessa região.

A mamografia é um exame obrigatório para as mulheres a partir dos 40 anos. Nessa idade, elas estão mais sujeitas ao desenvolvimento da doença. Uma vez ao ano, o exame deve ser realizado em laboratório e com um médico de sua confiança. O resultado apontará a presença ou a ausência de nódulos nas mamas, que podem se tornar tumores.

Para complementar os resultados da mamografia, é importante relaxar também a ecografia mamária. O exame, realizado através da tecnologia de ultrassom, consegue captar mais detalhadamente a existência de qualquer estrutura diferente na mama.

A ecografia mamária é capaz de avaliar uma região mais ampla da mama, alcançando ponto que a mamografia não consegue alcançar.

No intervalo entre cada um desses exames, é indicado que a mulher realize o autoexame. Com as pontas dos dedos, você deve tocar toda a mama, fazendo movimento circulares. Ao detectar alguma estrutura que possa se assemelhar a um nódulo, procure o ginecologista. Também é importante avaliar se existem mudanças na pele dos seios, como feridas ou manchas.

Papanicolau

O Papanicolau, ou exame de cólo de útero, também deve ser realizado uma vez ao ano, mas precisa ser iniciado mais cedo. Ele detecta doenças que são prejudiciais à saúde da mulher e que não têm idade certa para surgir.

Assim que a mulher da início à sua vida sexual, ela deve começar a prevenir-se. Uma pequena raspagem no colo do útero consegue detectar DSTs, feridas e o câncer de colo de útero.

Pronta para cuidar melhor da sua saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
mulher
prevenção
ginecologista

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ