Mulher

15/12/2015 10:44 - Atualizado em 09/12/2016 01:20

Saiba identificar os sintomas de nidação

Mulheres que tentam engravidar tendem a ficar mais sensíveis aos sinais da fecundação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os sintomas de nidação podem surgir após a fecundação do óvulo. Apesar de muitas vezes passarem despercebidos pelas mulheres, podem servir como sinal de gravidez.

Esse é o período inicial da implantação embrionária na camada endometrial uterina.  Ele ocorre entre sete e 15 dias após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide e tem diversas etapas. Saiba mais sobre o processo.

mulher com sintomas de nidação

O processo e os sintomas de nidação

Segundo Dra. Beatriz Mattos, embriologista e diretora do Centro de Reprodução Humana Fertilcare, primeiro o embrião eclode da zona pelúcia e, na sequência, ela se infiltra no tecido endometrial.

"Analogicamente, o embrião é uma semente e o endométrio é a terra. Ambos precisam estar em condições ideias para que a semente consiga germinar, o que pode ser entendido como a nidação. A partir desse momento, inicia-se a formação das estruturas placentária e embrionária", explica a profissional.

Segundo a médica, na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Algumas mulheres podem apresentar cólica ou um leve sangramento amarronzado ou num tom aguado de rosa. Ele dura até três dias no período anterior à data prevista da menstruação.

O alerta de que algo pode não estar bem ocorre quando a paciente apresenta sangramento prolongado e dores abdominais.

"Muitas pacientes, ao realizarem inseminação ou fertilização, ficam mais sensíveis e atentas a toda e qualquer alteração no corpo ao longo da fase de espera do teste de gravidez. Por isso, elas conseguem detectar sintomas que passariam despercebidos em mulheres que engravidam de forma natural", explica Dra. Beatriz.

Saiba Mais
Anel intravaginal é método para prevenir gravidez indesejada
Entenda o que pode estar por trás do ciclo menstrual irregular
Os mitos sobre a alimentação na gravidez

Perguntas frequentes sobre a nidação

Toda mulher que engravida passa pela nidação?

Sim. Esse é um processo natural do corpo feminino durante a fecundação do óvulo. No entanto, nem todas as mulheres apresentam sintomas de nidação.

Sangramento intenso é sinal de nidação?

Geralmente, quando o fluxo de sangue é maior, costuma ser indicativo de perda ovular, menstruação ou descolamento do saco embrionário. Se a gravidez já havia sido confirmada, é importante buscar atendimento médico imediatamente.

Os sintomas de nidação sempre representam gravidez?

Não. Pequenos sangramentos e cólicas menstruais podem ser sinal de que a menstruação se aproxima. Apenas um teste de gravidez poderá indicar se o óvulo foi fecundado.

Estou com corrimento branco. Pode ser um sintoma de nidação?

Não. O corrimento branco, geralmente, representa a pós-ovulação e está relacionado à produção natural de progesterona, que ocorre com ou sem fecundação.

Se você está tentando engravidar, fique atenta aos sintomas de nidação, mas lembre-se que nem todas as mulheres sentem diferenças. A presença ou a ausência de cólicas ou sangramentos não são certeza de gestação. O ideal é fazer um teste de gravidez de farmácia ou um exame de sangue para confirmar o resultado.

O que você achou do artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e saúde feminina aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
ovulação
fertilidade
gravidez
ciclo menstrual

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ