Mulher

22/03/2015 01:34 - Atualizado em 05/11/2016 04:17

Saiba como atenuar os sintomas da menopausa

Os calores da menopausa podem ser reduzidos com medidas simples no dia a dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Em algum momento da vida, a mulher para de menstruar. É quando começam a se manifestar os sintomas da menopausa. Esse período fisiológico acontece depois da última menstruação e, em geral, se dá entre os 45 e os 55 anos de idade. Os ciclos menstruais e ovulatórios se encerram, também finalizando a função reprodutiva feminina.

Esse estágio causa transformações no organismo da mulher, que deixa de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. Entre os sinais, estão as ondas de calor, os suores noturnos, a insônia e a diminuição da libido. Conheça outros sintomas da menopausa e saiba como é possível conviver com eles.

sintomas da menopausa

Sintomas da menopausa podem ser diminuídos

Ondas de calor? Mantenha a calma. Esse é um dos sintomas da menopausa que mais incomodam as mulheres. Fique longe do álcool, da cafeína e de ambientes quentes. E não se estresse, pois essas são as causas mais comuns. Quando começar o “calorão”, respire calmamente pelo nariz e exale pela boca.

O melhor a fazer é manter a calma e anotar tudo que deixa você com calor para evitar isso posteriormente.

Suor à noite? É comum que as mulheres passem a ter sudorese noturna, com duração de até mais de três minutos. Suada e cansada, você fica incapaz de dormir. Mas existem algumas maneiras de combater esse problema.

Esqueça os pijamas pesados, dando preferência a malhas leves, tecidos de algodão ou camisolas. Coloque uma bolsa térmica gelada sob o travesseiro e vá virando-o durante a noite. Na cama, disponha apenas de edredom ou cobertas menos pesadas. Use um ventilador no quarto para movimentar o ar.

Perdeu a vontade de fazer sexo? Um dos principais sintomas da menopausa é a alteração hormonal. Essa mudança deixa a vagina mais sensível e seca, o que pode tornar a relação sexual dolorosa. Porém, alguns produtos simples, como as loções e lubrificantes (que não precisam de prescrição médica) podem ajudar.

Você também pode solicitar ao médico algum creme ou medicamento. É importante manter a vida sexual ativa porque o seu sangue flui melhor e, consequentemente, ajuda a manter a saúde vaginal.

Mudança de humor é um dos sintomas da menopausa

Uma hora triste, na outra alegre? Mais um dos sintomas da menopausa, mas que todos percebem. É como uma TPM, só que amplificada.

É muito importante que você procure algum tipo de terapia, uma espécie de válvula de escape para o mau humor, como yoga ou meditação, por exemplo. Exercícios físicos podem ajudar na liberação de endorfina. Em alguns casos, o médico pode receitar medicamentos.

Dor de cabeça que não passa? Mulheres em menopausa tendem a sentir enxaqueca. O melhor a fazer é anotar o que provoca a dor para que você consiga minimizá-la se prevenindo. Comer mal e pouco durante o dia também é uma das causas da dor de cabeça. Por isso, alimente-se corretamente.

Falta de sono, causado pelas ondas de calor e suor noturno, também pode desencadear crises de enxaqueca. Se necessário, tire sonecas durante o dia mesmo, quando estiver mais tranquila. O tratamento varia de acordo com a frequência e intensidade das dores, por isso busque um médico.

Gostou das dicas de saúde da mulher? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
hormônios
calor
menopausa
sudorese noturna

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ