Mulher

14/06/2014 09:00 - Atualizado em 03/12/2016 06:53

Remédio caseiro para TPM é mais simples do que você imagina

Exercícios físicos são aliados de qualquer remédio caseiro para TPM.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os dias que antecedem a menstruação de uma mulher costumam ser tensos. Embora os homens façam brincadeiras e reclamem do sofrimento que passam quando a esposa ou namorada está “naqueles dias”, ou seja, na TPM, quem sofre mesmo são as próprias mulheres. A TPM pode ocasionar dor de cabeça, irritabilidade, nervosismo, cólicas, dor nos seios, dor no corpo, desânimo, depressão, inchaço, sonolência exagerada , insônia, apetite desregulado, ansiedade, vontade desesperadora de comer doces... Ufa, a lista parece que não acaba. Mas você sabia que existe um remédio caseiro para TPM que é prático e fácil de fazer?

Dicas e remédio caseiro para TPM

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A tensão pré-menstrual, ou TPM, é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que se manifestam um pouco antes da menstruação e desaparecem com ela. Trata-se de uma desordem na produção dos hormônios, que interfere no sistema nervoso central e nas esferas biológica, psicológica e social. Não dá para evitar, mas você sempre pode optar por um remédio caseiro para TPM, que amenize os seus efeitos.

Mas é bom lembrar: qualquer remédio caseiro para TPM funciona muito melhor se você praticar atividades físicas regularmente. Não existe medicamento melhor do que o exercício aeróbico. Com apenas 20 ou 30 minutos diários, o seu corpo já libera endorfina, substância que aumenta a sensação de relaxamento e bem estar. Escolha uma atividade com a qual você tenha prazer, e os benefícios serão ainda maiores.

Um dos sintomas da TPM são as fortes dores de cabeça. Para evitar a dor, faça um chá de gengibre por infusão: leve 1 xíc. de água ao fogo até ferver. Despeje o líquido sobre 1 col. (sopa) da erva, tampe e deixe descansar por três minutos. A ação anti-inflamatória do gengibre é praticamente um medicamento natural. É um ótimo remédio caseiro para TPM.

Dor nos seios

Pouco antes de menstruar, também é bem recorrente sentir dor nos seios, que ficam um pouco inchados. Uma das maneiras de aliviar esse incômodo é consumir alimentos que tenham vitamina E, como ovos e peixes. Se você tem bastante busto ou pretende praticar atividades físicas, pode usar um top ou sutiã mais firme. Para amenizar o inchaço, um truque bastante simples é diminuir o consumo sal de 10 dias antes de menstruar. Outra dica: beber um diurético. Pode ser um suco, batido no liquidificador, com uma laranja-lima, uma fatia grande de melancia e 10 folhas de capim-cidreira fresco. Beba diariamente.

Cuidados com a alimentação

Na sua alimentação durante a TPM, procure consumir alimentos ricos em ácidos graxos, como peixe, azeite, linhaça e óleo de girassol, que ajudam a combater a gula. Nesse período, evite beber café, chá preto, chocolate, refrigerante e outras bebidas que possuem cafeína, substância que pode aumentar o nervosismo. Já os chás de folhas de maracujá ou camomila são altamente recomendados, pois ajudam a acalmar. Você também pode constumir o camu-camu, uma fruta nativa da Amazônia, rica em vitamina C, que ajuda a combater a depressão. Consuma diariamente uma unidade da fruta ou uma grama da versão em pó, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

O suco que é remédio caseiro para TPM

Confira abaixo uma receita de suco que serve como remédio caseiro para TPM:

Ingredientes
-  1 cenoura
- 2 talos de agrião
- 2 copos de água de côco.

Modo de preparo
Corte a cenoura em pedaços e bata todos os ingredientes no liquidificador. Beba o suco cerca de duas vezes por dia, todos os dias da semana que antecede a menstruação, até ela descer.

Você sofre bsatante com tpm? Tem outras dicas de remédios caseiros ou até mesmo dicas de alimentação? Conte-nos sobre a sua experiência.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ